Edílson de Souza [email protected]
Decisões! A dupla Atletiba terá nesta semana dois dos jogos mais importantes de suas vidas nos últimos anos. Serão dois jogos em circunstancias completamente diferentes. O Coritiba entra em campo para ratificar a sua classificação. Pois, tem em seu favor uma vantagem enorme que deverá ser administrada com inteligência. São seis gols de vantagem que praticamente colocam o time do Couto Pereira com um pé na semifinal da segunda competição mais importante do Brasil.
Time por time, eu repito que o Coritiba é muito superior técnica e taticamente. No entanto, o jogo em São Paulo será um pouco diferente daquele realizado em Curitiba. Lá haverá uma obrigação de vitória do Palmeiras até para amenizar a vergonha sofrida com uma derrota de goleada.
No jogo da volta no Pacaembu, em São Paulo, o Coritiba poderá testar mais uma vez o poder de fogo do seu elenco. Terá desfalques importantes e os reservas terão de dar conta do recado.
Por outro lado, fazia muito tempo que Atlético Paranaense não freqüentava um ambiente de jogo decisivo. O jogo em São Januário pode ser um divisor de águas para clube que vive momento turbulento em termos administrativos. Ao conquistar uma classificação contra o Vasco da Gama, a qual seria inédita, pois, o Atlético nunca foi tão longe na Copa do Brasil, alguns problemas internos poderão ser deixados de lado e ou esquecidos.
Dentro de campo, o time comandado pelo treinador Adilson Batista, para conquistar a classificação terá de jogar muito mais que jogou na Arena. Jogadores que apenas entraram em campo, que fizeram número, obviamente, terão de mostrar suas qualidades. Falo isso, para dizer que o Paulo Baier, com todo o seu peso de capitão precisa apresentar um futebol de maior qualidade. O mesmo deverá acontecer com Madson, com Robston, entre outros é claro. Além do mais, o técnico atleticano deverá colaborar acertando nas escalações de alguns atletas.
O futebol é um esporte feito de comparações. Os melhores, em tese, deveriam entrar em campo. Contudo, fatos estranhos ocorrem dentro dos vestiários e em determinadas situações eles só entram no decorrer das partidas. Caso típico do Branquinho, ele joga muito mais que a maioria dos atacantes que o Atlético possui e invariavelmente fica no banco.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Gabriel Barbosa [email protected]
Classificação! Na entrevista coletiva depois do jogo contra o Vasco na Baixada, muitos cronistas davam como encerradas a participação do Atlético na Copa do Brasil. Acho que o time não jogou tão bem, e não fez a lição de casa, mas dizer que agora só por um milagre, vamos mais devagar. Temos totais condições de sair com a classificação de São Januário, mesmo não tendo um bom retrospecto por lá. Se não tínhamos todos os jogadores a disposição na primeira partida agora teremos, por isso acho que Adílson irá surpreender. O atleticano de verdade não desiste nunca!
Diretoria! Depois de Bolicenho, foi Valmor e Adur. Obrigado pelo que fizeram, agora temos que valorizar quem esta por vir. Se e Alfredo Ibiapina que irá assumir este lugar boa sorte. Que sua experiência traga um boa safra de jogadores que além de mostrarem serviço, honrem a camisa atleticana. Superavit!
Se dentro das quatro linhas não andamos bem, na parte admistrativa somos destaques. Estou confiante,(mesmo muitos não concordando), acredito que com menos erros nas contratações o ano há de ser bom. O torcedor pode ser passional, mas burro te garanto que não!
Um Ultra abraço!
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Luiz Carlos Betenheuser Júnior [email protected]
Seriedade em campo O Coritiba conseguiu um resultado espetacular ao vencer o Palmeiras por 6×0 no Alto da Glória. Está muito próximo da classificação para as semifinais da Copa do Brasil. Mas, o Coxa não está classificado e certamente encontrará um adversário muito motivado para quebrar a invencibilidade do Verdão lá em São Paulo. Acredito que será uma questão de honra para os jogadores e treinador do time paulista uma vitória sobre o Coritiba, para minimizar os efeitos da goleada no Alto da Glória. O time Coxa-Branca não pode sair do foco que mostrou até aqui, em mais de quatro meses: treinar duro, trabalhar pesado, manter a determinação e, principalmente, não subestimar e desrespeitar o adversário. Ter um bom resultado em São Paulo – uma vitória simples, ou manter a invencibilidade -, é muito importante para manter o astral elevado no Alto da Glória na fase decisiva da Copa do Brasil. Que a seriedade Coxa entre em campo.
Coritiba, a Torcida que nunca abandona!
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
David Formiga [email protected]
Elenco tricolor Um dos grandes responsáveis pela queda do Paraná Clube à segunda divisão do estadual foi o fraco elenco com o qual disputou essa competição.
Visando primeiro enxugar o plantel para depois remontá-lo, a diretoria devolveu alguns atletas às categorias de base e dispensou outros que não responderam a contento.
Fala-se nos bastidores que o Paraná irá contratar doze atletas para a segundona. Desses, o único confirmado foi o zagueiro Amarildo (para muitos uma incógnita) que defendia o São Bernardo.
Um que pode voltar é o goleiro Zé Carlos que, sem chances no Avaí onde é reserva, busca a titularidade em um equipe de expressão.
Outros nomes cogitados são os do lateral-direito Lisa, do Goleiro Ivan e de Cambará, todos do Operário de Ponta Grossa.
Apesar de serem nomes aparentemente mais gabaritados em comparação ao atual elenco, não me parecem serem esses reforços, suficientemente adequados para maiores pretensões paranistas. Caso o tricolor queira realmente voltar à primeira divisão nacional, precisa de uma equipe forte, coesa, com atletas que venham a assumir a titularidade e não apenas compor elenco ou serem novas apostas. A cada dia que passa sem contratação, perde-se um dia de treinamento para obter entrosamento para a segundona.
Tricolor na área Claudemir Roberto de Sá, diretor-proprietário da rádio Paraná Clube, confirmou a reestréia do programa Tricolor na Área para esta próxima segunda-feira, 16 de maio, a partir das 19hs30, com transmissão ao vivo pela www.radioparanaclube.com.br. A mesa-redonda paranista terá a participação de toda a equipe da rádio, convidados da imprensa, diretoria e torcedores e será transmitida em áudio e vídeo pelo site da rádio. Participe!
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * Edílson de Souza [email protected]
|