Fênix?

Edílson de Souza

Edílson de Souza
edilsondsouza@yahoo.com.br

Fênix?
Como é o futebol. No final do ano passado, o time paranista estava destruído e totalmente desmoralizado com a queda para a segunda divisão do estadual. Alguns davam como sugestão o fechamento das portas do clube. Deixar de lado o futebol profissional seria a saída mais acertada.
Contudo, bastou que houvesse um mínimo de organização para que o clube sobrevivesse e começasse a encontrar o seu caminho de vitórias. Falo isso para dizer que ao vencer o Joinville, na Vila Capanema, na última sexta feira, e obter três vitórias consecutivas, o Paraná Clube além de dar alegria ao seu torcedor, colocou o time entre os primeiros colocados na tabela.
Nada de excepcional ainda foi conquistado. Esse é o discurso dentro do clube, principalmente do técnico Ricardinho. Aliás, o trabalho do técnico do Paraná Clube merece destaque. Afinal, administrar dois times, em duas competições diferentes e conseguir resultados positivos em ambas, obviamente não é tarefa muito fácil.
Também é preciso destacar a chegada do Lúcio Flavio. Se este jogador conseguir manter a mesma desenvoltura que mostrou na sua estréia, e continuar com a mesma qualidade de futebol que apresentou contra o Joinville, por certo o Paraná Clube mudará de patamar na competição e o torcedor pode até sonhar com coisas boas na série B.

Hora da cobrança!
O Atlético Paranaense cumpriu nas últimas rodadas as suas piores jornadas. Os jogos contra o CRB, em Maceió, Goiás em Paranaguá e Ceará no Presidente Vargas em Fortaleza devem ser usados como um exemplo de como não deve ser a postura de um time que pretende retornar à elite do futebol brasileiro.
Realmente, em todos os sentidos foi um arremedo de time de futebol. Não conseguiu jogar, simplesmente, por usar em todos os jogos times mal escalados. Como sempre, desde a era Carrasco, alguns dos melhores jogadores ficaram à margem do time titular.
A falta de resultados positivos tem como origem o fato de alguns jogadores estarem descomprometidos com a causa, outros por não terem a mínima qualidade para vestir a camisa rubro-negra. E o que é pior, uma diretoria omissa ao extremo e que tem seus olhos voltados para outras práticas muito mais interessantes que propriamente fazer um time de futebol competitivo. E que conversa fiada é essa de falta de experiência?
O Ceará é um dos piores times dos últimos anos. Mesmo assim, o Atlético Paranaense não conseguiu jogar. Imaginem, se o jogo fosse contra um dos times que são considerados favoritos a subir? A vitória era, no mínimo, obrigação. Contudo, o time atleticano falhou. Aliás, os pontos perdidos para Boa Esporte e CRB, Goiás e Ceará com certeza farão falta no final do ano.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Gabriel Barbosa
barbosagabriel@ig.com.br

Tempo perdido!
E lá se foram seis meses e nenhum aproveitamento tivemos desse time que se encontra ladeira a baixo na segunda divisão. Como conseguiram deixar o Atlético dessa maneira? Será que os jogadores não tem nenhum interesse em preservar seu nome? Chega um momento que esta ficando difícil de falar do furacão, por que a cada rodada que passa são os mesmos erros, as mesmas deficiências, mas parece que somente a torcida enxerga isso. E muito triste ver um clube como Atlético chegar a esta situação. E a torcida não pode fazer nada, a não ser somente esperar que contratações sejam realizadas. Lembro me muito bem que o planejamento era outro, mas escrever sobre isso e somente ficar mais triste ainda!

Torcida!
Se quiserem que o torcedor realmente se desloque até Paranaguá, terão que baixar o preço do ingresso. Esse seria o primeiro passo, agora e bom deixar bem claro apartir do momento em que o Atlético se dividiu quem esta pagando com isso e o clube, e pode ser que se demore muito tempo para recuperar a ferida que hoje encontra-se em milhares de rubro negros. Ainda dá tempo de consertar basta boa vontade!

Um Ultra abraço!

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Luiz Carlos Betenheuser Júnior
luiz@coritiba.com


Lema para a vida

Se as melhores mulheres são dos homens mais ousados, os melhores homens são das mulheres mais decididas…
Tenho este lema para a vida.
E acredito que ele pode ser aplicado em outros segmentos e momentos da vida, sempre que se tem algo importante para decidir e um só caminho a seguir.
Chegou a hora do Coritiba buscar o título da Copa do Brasil! Chegou a hora de arriscar, jogar alto, ir com tudo.
Para ser campeão, penso, será necessário ter ousadia. Jogar focado na conquista. E também, ser decidido, determinado, obstinado na busca da conquista. Como no amor, um título de campeão de uma Copa do Brasil ficará nas mãos de quem mais lutar por ele.

Coritiba, a Torcida que nunca abandona!

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

David Formiga
davidformiga@terra.com.br

Quem não ajuda, atrapalha
Na grande maioria das rodas, quando a conversa descamba para o futebol, após as brincadeiras e provocações, normalmente passa-se a conversar sobre os elencos, quem vai bem e quem não corresponde.
Nessas simples e rotineiras conversas, pode-se facilmente perceber quem efetivamente conta com a confiança dos seus torcedores e quem não tem lugar nas respectivas equipes.
Trazendo esse contexto para o Tricolor. Se estivéssemos conversando sobre o elenco, haveria um consenso?
Creio que sim. A cada partida fica mais claro, ao menos para mim, que os envolvidos na Série Prata estão num reality show onde os candidatos à eliminação, certamente deverão desonerar os cofres do clube após o encerramento dessa competição. Mas quem ficará na casa paranista para ir atrás da volta à primeira?
Thiago Rodrigues e Luís Carlos tem potencial mas são novos. Para mim estes ajudam e Jociel pode ser mantido no elenco para uma eventualidade.
Alex Alves demonstra potencial. Ele e Anderson parecem dar conta do recado mas Alisson e Amarildo não parecem estar no mesmo nível, aliás, este último, vem recorrentemente perdendo bolas, tropeçando, complicando o sistema defensivo. Talvez neste setor, novos competidores possam agradar aos espectadores.
Paulo Henrique, segundo as estatísticas, é um dos que mais é acionado. Irá ele ao Vasco? Lisa, bom no regional, tem capacidade de ser titular no nacional? Os números dizem que Fernandinho é quem mais toca na bola, e o faz com qualidade. Igor, improvisado, não demonstra regularidade, errando muitos cruzamentos. Não seria a hora de dar um ultimato e oportunidade ao potencial do Henrique? O garoto vem desperdiçando oportunidades, assim como Dieguinho. Mas, sendo estes pratas da casa e eventualmente, dinheiro futuro em caixa para o Tricolor, não deveriam ter mais uma chance? Particularmente, aposto no Henrique, mas não no Dieguinho, que parece ter a cabeça em outras coisas.
Na cabeça de área, Cambará vem surpreendendo. O mesmo vem ocorrendo com Zé Luís, Conceição e Lucas Souza. O jovem Henrique Alemão tende a crescer participando do grupo. Entendo estarmos bem servidos e com opções interessantes.
O mesmo, ao meu ver, ocorre com a meia-cancha. Wellington, Packer, Lúcio Flávio, Luisinho estão agradando. Maicon vem num crescendo. Marquinhos parece afobado mas, com direcionamento, pode vingar.
O ataque para mim parece ser o ponto fraco. O jovem Wendell, por falta de opções que rendam no setor, foi deslocado mas, assim como no meio, não vingou. Hugo, a eterna promessa, segue com o mesmo descrédito que teve nas equipes anteriores. Este, pra mim, é o primeiro a ser eliminado. Douglas Tanque é novo mas está aquém das expectativas e do potencial, está perdendo grande oportunidade. Nilson parece ser o mais pronto, mas mesmo assim não vem tendo chances para pegar ritmo. Thiago Bispo esbarra na pressa. Surpresa mesmo é o Wellington Silva. Jovem ainda, sem agradar, foi emprestado por dois anos e voltou. Longe de ser virtuoso, teve humildade para disputar lugar no time do regional e, sob críticas, levantou a cabeça para brigar de igual com os nomes acima, deixando sua marca. Entendo que, como na zaga, dois novos competidores com vontade de brilhar possam ajudar.
Quem não ajuda, atrapalha. E o pior desses é aquele que sequer tem a intenção de ajudar. Vontade diz muito. Dentro das limitações financeiras da entidade, entendo que o elenco já é competitivo mas, afastando quem não está disposto a contribuir e com os quatro reforços, pode sim atingir seu objetivo.
E para seguir nessa toada, quem ajudar deve ser mantido na próxima temporada.

Força Tricolor!!!

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Edílson de Souza
edilsondsouza@yahoo.com.br