O apoio diminui o medo

Edílson de Souza - edilsondsouza@yahoo.com.br

Com a vitória sobre o Atlético, o Fluminense, além de conquistar três pontos importantíssimos na classificação, de ascender na competição e de entrar na briga pela permanência na série A, por certo colocou muito medo na dupla Atletiba. Os dois, com suas campanhas instáveis — para não dizer vergonhosas —, podem ainda ser rebaixados para a segunda divisão.
Os dois clubes têm algo em comum neste momento. Mesmo correndo riscos, com medo e deixando os seus torcedores apreensivos, os jogos que decidirão os seus futuros serão realizados dentro de casa, com apoio de seus torcedores.
Um rebaixamento do Coritiba, pelos festejos do seu centenário, seria realmente uma tragédia. Mas essa possibilidade existe principalmente pela sequência de jogos. Por mais que não vença os jogos no campo do adversário, o fechamento do campeonato será realizado no Couto Pereira. A sorte do Fluminense poderá ser selada nesse dia. Na sua casa, o Coritiba, em momentos difíceis, tem se transformado em um gigante. Não que jogue mais e melhor, e sim pelo fato de ser carregado nos ombros pela sua torcida. Aliás, ela tem jogado muito mais que o time. Não me canso de falar. Contudo, tudo que parece ser complicado se resolve com uma vitória na cidade de Santos. Fato esse que, na atual circunstancia, pela qualidade do adversário, parece possível.  
Pelo lado atleticano, tudo aquilo que verificamos no ano passado — ou seja, aquele sofrimento que teve fim apenas na última rodada —, o torcedor tem a oportunidade de reviver neste ano. Lembra aquela tortura que foi a semana na véspera do jogo contra o Flamengo. Foi uma mobilização muito grande, a qual deverá ocorrer mais uma vez no jogo de sábado, contra o Cruzeiro. Apenas uma vitoria serve para decretar a sua permanência na elite do nosso futebol. E tudo aquilo que disse sobre a torcida do Coritiba vale também para o Atlético. A fanática torcida atleticana tem feito a diferença na Baixada. Basta ver os números obtidos pelo time do Atlético jogando fora e dentro de casa com o apoio do seu torcedor.

Depressão
Mais um jogo, mais uma derrota, mais desculpas. Este Atlético de 2009 conseguiu a proeza de perder a 16ª partida no Brasileirão. Um time que não tem vontade não chega a lugar nenhum. Por que contra o Goiás os jogadores se esforçaram, trocaram passes, determinação e contra o Fluminense foi apenas chutões?
Logo no Maracanã, estádio em que o time pode tocar bem a bola, o Atlético foi totalmente diferente disso. Não vou aqui criticar determinado jogador. O time inteiro foi mal. Só que não podemos mais esperar, pois a cada rodada a depressão do torcedor atleticano é maior. Vamos buscar a vitória de toda maneira neste sábado, para de uma vez por todas dar um basta nesta situação que a cada dia está ficando mais chata.
 
Força
O torcedor fica chateado com as derrotas, mas teremos mais um compromisso. Nossa missão é fazer onze jogadores se desdobrarem dentro de campo. Por isso, família atleticana, vamos lotar a Baixada contra o Cruzeiro e fazer aquele astral positivo para que a vitória apareça. Depois de conseguir o objetivo, voltaremos a cobrar. Promessa é divida, e a diretoria sabe bem disso.
 
Arbitragem
Gostaria de comentar sobre o ocorrido entre União Ahu x Caxias, no qual os dois time foram tomar satisfação contra a arbitragem. Por que aconteceu isso? Seria interessante investigar o caso para saber se alguém foi beneficiado com o resultado. Só deixo bem claro que, mesmo certas em suas reclamações, as equipes não podem se utilizar de violência. Será que não chegou a hora de Valdir Bicudo ser o diretor de arbitragem da federação?
Um Ultra abraço!

Imagina só…
O  Coritiba venceu o Atlético MG no sábado. A vitória foi inquestionável, merecida, apesar de ter sido difícil. O jogo foi muito aguerrido, mas o Coxa foi mais lutador e fez o 2 a 1, fazendo justiça pelo que fez em campo.
Das arquibancadas veio um apoio muito, muito importante. Isso foi dito pelos jogadores e pelo treinador do Coritiba. A torcida foi fundamental para o time coxa-branca conquistar várias vitórias nesta temporada. No ritmo da torcida, e no embalo do Green Hell, o time venceu Inter, Grêmio, Flamengo, Palmeiras, São Paulo e Atlético-MG. E empatou com o Corinthians. Em todos os jogos, o time foi guerreiro e isso fez a torcida incendiar o Alto da Glória.
A participação do povão coxa nos jogos merece um destaque todo especial. Se, com o time lutando para não ficar na ZR, a galera Coxa faz estas festas sensacionais, imagina só o que esta torcida Coxa iria fazer com um time lutando pelo G4?
Coritiba, a Torcida que nunca abandona!

Cumprindo tabela
Ainda faltam duas rodadas para finalizar a temporada de 2009 e o Paraná joga apenas para finalizar o certame numa posição mais honrosa. O itme não figurava por duas rodadas entre os dez melhores de sua divisão desde o primeiro turno de 2007, ano em que foi rebaixado.
O Paraná (que apenas pode chegar ao 7º lugar) não apresenta, ao final da temporada, números convincentes: é o 7º time em vitórias (14) e em derrotas (13) e o 5º em empates (9); tem o 12º ataque (48) e defesa (53) de sua divisão.
Apesar do aproveitamento de meros 47% dos pontos disputados, o Tricolor está há oito partidas sem saber o que derrota, fato surpreendente por ser Roberto Cavalo o treinador.
O comandante paranista, praticamente assegurado para a temporada do próximo ano, já pensa em manter a mesma espinha dorsal da equipe e luta para iniciar a temporada com uma base sólida, contando com o reforço de nomes que venham solucionar alguns setores do time e ainda, com os garotos que eventualmente “subam” das categorias de base.
Realmente, a única forma para que o Paraná esteja, ao final de 2010, lutando por algo é a de que seu elenco seja sólido, com um comando adequado e não “inventivo” como os dos últimos anos. Com a manutenção de alguns jogadores e o ingresso de soluções (não mais de apostas), fugindo da contratação de mais de 50 atletas por temporada, o Paraná poderá algo pretender. Caso contrário, certamente estará novamente cumprindo tabela. Ou coisa pior.
Teu destino é vitória!