Rodada boa!

Edílson de Souza - edilsondsouza@yahoo.com.br


Edílson de Souza
edilsondsouza@yahoo.com.br

Rodada boa!
Com os resultados obtidos na última rodada do Campeonato Brasileiro, praticamente, os objetivos do Trio de Ferro foram alcançados na temporada de 2012. Digo praticamente, simplesmente, pelo fato de o Atlético Paranaense ainda buscar sua classificação para a série A do próximo ano. Aliás, apenas um ponto separa o rubro negro da zona de classificação.
Imagino como está a cabeça do torcedor atleticano com a chegada do seu time para brigar na ponta do campeonato. Uma enorme ansiedade deve estar tomando conta daqueles que, desde o início da competição sonham com este momento.
Um time desprovido de um local pra mandar os seus jogos, que encontrou amparo na cidade de Paranaguá, mas, que os resultados não foram os esperados. Que remontou o seu elenco no decorrer da competição, trocou de treinador por algumas vezes e utilizou diversos jogadores e sistemas de jogo.
Um time que encontrou o seu caminho jogando no humilde Janguito Malucelli o qual se transformou em uma mini Arena ou um caldeirãozinho atleticano. Agora, apenas um ponto separa o furacão de realizar o seu sonho.
O Coritiba venceu o Bahia e convenceu. Aliás, as últimas rodadas serviram para alavancar o time coxa branca numa verdadeira arrancada pra fugir da zona perigosa de rebaixamento. Marquinhos Santos depois de sentir na pele a pressão na derrota contra o Sport no Recife, quando errou feio, aprendeu a lição de ajustou o seu time.
As vitórias em sequência, as quais afastaram o time do Coritiba da zona de rebaixamento passam muito pelo trabalho do jovem treinador. E por falar nisso, se utilizando do mesmo sistema tático de Marcelo Oliveira, é possível ver que o Coritiba demonstra outra atitude em campo. Há uma busca uma imposição técnica e não apenas uma supervalorização dos adversários.
Agora, para confirmar sua permanência na elite do futebol brasileiro, serão necessárias mais duas vitórias e matematicamente estará garantido. Então, amanhã, o Couto Pereira estará lotado para a decisão contra o Náutico e a vitória é fundamental.
Por outro lado, pela apresentação feita na Vila, contra o Vitória, ficou um sentimento de frustração no meio da torcida paranista. Se, é possível atropelar o líder do campeonato, por que não foi possível o Paraná Clube brigar por uma vaga entre os quatro melhores da competição?
Fica claro que, havendo uma melhor organização, um pouco mais de empenho, em termos administrativos, com as contas mais ajustadas, é possível pensar em coisas melhores para o próximo ano, por que não o acesso à série A?
Também, ficou claro que os jogadores do Paraná Clube, em momento algum faltaram com respeito ao torcedor paranista. Vencer é bom em qualquer circunstância, vencer o líder do campeonato é muito melhor e eles não tomaram conhecimento do lider: o Vitória.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Gabriel Barbosa
barbosagabriel@ig.com.br

Alegria!
E quem sabe hoje será o dia de ficar entre os quatro primeiros! Depois de duas vitórias seguidas o torcedor atleticano só pensa agora no começo da tarde em mais três pontos contra o Avaí-SC, para que definitivamente entre no G4 e não saia mais. O jogo contra o time das letrinhas foi difícil, mas o de hoje a tarde será mais complicado ainda, então torcedor atleticanoi você que poderá ir até o Janguinto Malucelli, ajude o time incentivando do começo ao fim, pois com certeza a vitória ocorrerá, e sendo assim sábado contra o Vitória-BA em Salvador teremos um teste para saber realmente nosso futuro no campeonato. Eu, acredito, a torcida acredita, então vamos pra cima furacão!

Nova!
Não escrevi que logo aconteceria alguma novidade sobre o estádio “deles”? Como e bom ter vontade de fazer, o problema e fazer, ou os iludidos acham que é tudo tão simples assim. Pra bom entendedor uma cartolina basta!

Um Ultra abraço!

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Luiz Carlos Betenheuser Júnior
luiz@coritiba.com

Boa oportunidade para aproveitar a série de jogos em casa
A tabela ajudou e o time do Coritiba soube aproveitá-la: venceu três consecutivas e subiu na tabela, se afastando da zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro. O 2×1 sobre o Bahia traz um momento de maior tranquilidade para o time coritibano poder treinar e buscar mais pontos na competição. A oportunidade agora será contra o Náutico, quarta-feira, no Couto Pereira.
Oportunidade para seguir vencendo não pode ser desperdiçada, pois depois dela, o Verdão terá jogos que teoricamente serão bem mais difíceis, contra times que estão na parte superior da tabela da competição. Contra um time fora do eixo, o Alviverde tem oa oportunidade para aproveitar a série de jogos em casa
O fator casa voltou a funcionar e o time do Cori voltou a vencer. E nada mais importante do que continuar vencendo para cada vez mais rapidamente chegar numa pontuação que matematicamente garantirá a permanência do time na Série A em 2013. Com isto, o processo de correção de erros na montagem do atual elenco ganha um tempo extra para ser corrigido.

Coritiba, a Torcida que nunca abandona!

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

David Formiga
davidformiga@terra.com.br

Futebol ou extra-futebol
Imaginemos uma cena. Um apostador informado, apaixonado por futebol, olha para o bilhete da loteca, lê Paraná x Vitória e trava.
Torcendo o nariz e soltando o ar, lembra do Paraná de outrora que já venceu o mesmo oponente fora de casa em final de segundona, do penta nos anos noventa e do time que recentemente passou da fase de grupo da Libertadores. Instintivamente, crava coluna um mas descarta o bilhete ao lembrar da sua atual fase, bem como do momento do atual líder, credenciado pelo melhor primeiro turno da segundona desde o advento dos pontos corridos.
Ao copiar os resultados no novo bilhete. Relembra que o tricolor caiu em 2007 e seguidamente mais flerta com o descenso do que com o regresso à elite e, ao recordar da crise salarial, anota a coluna dois. Pára, olha novamente o bilhete e, sem relutar, ao constatar que o jogo seria em Curitiba, pelo fator campo, solta um triplo, eximindo -se de responsabilidade.
Quem viu o Paraná Clube em campo até as últimas dez, nove partidas, sabe bem que a equipe não é ruim, tendo conseguido perder pontos mesmo atuando melhor. Não foi surpresa para estes constatar que, desde o começo do embate de sábado, o Paraná foi superior, mesmo com dez em campo (graças à péssima atuação de Luisinho), não dando nenhuma chance ao ex-líder.
O resultado deu ao torcedor tricolor o sentimento amargo de que sem o extra-futebol a equipe poderia estar bem no G4 pois futebol, aparentemente tinha; levando ainda a crer que as anteriores inexplicáveis atuações coletivas e individuais tem plausível explicação.

Força Tricolor!!!

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Edílson de Souza
edilsondsouza@yahoo.com.br