José Tramontin / site oficial do Athletico

O Athletico recebe o Ceará neste sábado (7), a partir das 20h30, na Arena da Baixada, pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro. Será o primeiro jogo do Furacão após uma varredura dentro do clube, que culminou com várias demissões – inclusive a do técnico Fábio Carille. Luiz Felipe Scolari, o novo treinador, ainda não vai dirigir a equipe.

A partida será transmitida pelo streaming oficial do Athletico, o Furacão Live, que é pago. O jogo também vai passar no canal de Twitch do Casimiro. Para assistir, é necessário se inscrever e pagar o valor da inscrição.

VARREDURA

Na terça-feira (3), o Athletico levou 5 a 0 do The Strongest, pela 4ª rodada da Copa Libertadores. No dia seguinte, o técnico Fábio Carille e dois auxiliares foram demitidos. No mesmo dia, Luiz Felipe Scolari, campeão mundial em 2002 com a seleção brasileira, foi anunciado como o treinador. Na quinta-feira, mais dois auxiliares, Maurício Souza e Bruno Lazaroni, deixaram o clube.

Scolari deve chegar ao clube neste sábado (7) e ver o jogo de camarote. Ele deve estrear no comando do time na próxima terça-feira (10), contra o Tocantinópolis (TO), na Arena da Baixada. Enquanto isso, Wesley Carvalho estará na casamata. Ele dirigiu o time de aspirantes no Estadual e atualmente é o técnico da equipe sub-20.

SEM GOLS

Dentro de campo, o Athletico tem mostrado dificuldades para fazer gols. No Brasileirão, fez apenas um – de pênalti, contra o Flamengo – em quatro rodadas. Na Libertadores, a mesma coisa: um gol (de pênalti) em quatro rodadas. A exceção foi na partida de ida pela Copa do Brasil, quando o time fez 5 a 2 no Tocantinópolis, uma equipe da quarta divisão nacional.

TABELA

No Brasileirão, o Athletico soma 3 pontos em 4 rodadas e ocupa a 16ª posição. O Ceará também tem 3 pontos, mas disputou um jogo a menos e tem um saldo de gols melhor (-2, contra -5 dos paranaenses). Com isso, está uma posição acima na tabela, em 15º lugar.

ESCALAÇÃO DO ATHLETICO

Para este sábado, Wesley Carvalho deve retomar o esquema 4-2-3-1. Na última partida, contra o The Strongest, o time foi a campo com três zagueiros. O zagueiro Pedro Henrique e o atacante Pablo, que haviam testado positivo para Covid-19, já saíram do isolamento e devem voltar. Na lateral-direita, há uma dúvida entre Orejuela e Erick.

ESCALAÇÃO DO CEARÁ

O Ceará é dirigido por Dorival Júnior, que foi campeão estadual com o Athletico em 2020. O único desfalque certo é o zagueiro Messias, machucado. Marcos Victor deve ser o substituto. O meia-atacante Erick, destaque do último jogo – 3 a 0 sobre o La Guaira, pela Copa Sul-Americana – deve ficar como opção para o banco de reservas.

ATHLETICO x CEARÁ

Athletico: Bento; Orejuela (Erick), Matheus Felipe, Pedro Henrique e Abner; Hugo Moura e Christian; Canobbio, Terans e Vitinho; Pablo (Rômulo). Técnico: Wesley Carvalho
Ceará: Richard; Nino Paraíba, Marcos Victor, Gabriel Lacerda e Kelvyn; Victor Luis, Richard Coelho e Wescley; Lima, Cléber e Mendoza. Técnico: Dorival Júnior
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Local: Arena da Baixada, em Curitiba, sábado, às 20h30