Vidal em treino do Athletico (foto: José Tramontin / Athletico)

O Athletico recebe o Cruzeiro neste sábado (29), às 16 horas, na Ligga Arena. A partida é válida pela 17ª rodada do Brasileirão 2023 e o calendário obriga o clube paranaense a administrar o elenco, de olho em um mata-mata pela Copa Libertadores.

A partida deste sábado será transmitida pela TV Furacão, streaming do Athletico. Outra opção é a Cazé TV no Youtube e a Twitch.

TABELA

No Brasileirão, o Athletico inicia a rodada em 5º lugar, com 26 pontos, após vitórias seguidas contra Bahia (em casa) e Vasco (fora). O Cruzeiro, por sua vez, está em 11º, com 22 pontos, após perder a invencibilidade dentro do estádio Independência – na última rodada, levou 1 a 0 do Goiás, nesse estádio.

LIBERTADORES

Neste Brasileirão, o Athletico mostrou um histórico de poupar jogadores quando tinha uma partida no sábado e um compromisso pela Libertadores ou pela Copa do Brasil na terça-feira seguinte. É o que ocorre agora. Três dias após o jogo deste sábado, o time paranaense vai a La Paz enfrentar o Bolívar, pelas oitavas de final da Copa Libertadores, na terça-feira (1/8).

O técnico interino do Athletico, Wesley Carvalho, vai usar um time misto. A ideia é evitar o desgaste físico excessivo de titulares para a partida contra o Bolívar, nos 3.600 metros de altitude de La Paz.

ESCALAÇÃO DO ATHLETICO

Um dos poucos garantidos no jogo de sábado é o zagueiro Thiago Heleno, 34 anos. Em 2019, o clube explicou que não utiliza o jogador em partidas na altitude devido a uma pré-disposição genética sanguínea, que provoca uma limitação fisiológica. Com isso, ele não viaja para a Bolívia e atua contra o Cruzeiro.

Os desfalques confirmados para sábado são os zagueiros Zé Ivaldo (suspenso após expulsão contra o Vasco) e Pedro Henrique (lesão), o lateral-esquerdo Fernando (lesão), o volante Christian (lesão) e o atacante Rômulo (lesão). O volante Alex Santana se recupera de lesão no pé e segue como dúvida.

Além disso, os volantes Fernandinho e Erick e o lateral Khellven devem ser poupados.

Nesse caso, Madson entraria na lateral. Esquivel seria mantido no lado esquerdo. Além de Thiago Heleno, a zaga deve ter Mateus Felipe. O recém-contratado Cacá deve ficar na reserva. O meio-de-campo deve ter Hugo Moura e Vidal. Canobbio e Cuello entram como extremos, Vitor Bueno atua de meia centralizado no esquema 4-2-3-1. E Vitor Roque será o centroavante.

ESCALAÇÃO DO CRUZEIRO

No Cruzeiro, o técnico Pepa tem problemas no ataque para definir a equipe. Bruno Rodrigues, artilheiro da equipe no Brasileirão, está fora da partida. Gilberto, reserva imediato, está suspenso. Além disso, Neto Moura e Henrique Dourado estão machucados. Assim, o treinador deve recorrer aos recém-contratados Arthur Gomes como centroavante e Rafael Elias como extremo pela esquerda. Na zaga, Neris deve voltar, após ficar de fora contra o Goiás.

ATHLETICO x CRUZEIRO

Athletico: Bento; Khellven (Madson), Matheus Felipe, Thiago Heleno e Esquivel; Hugo Moura e Vidal; Canobbio, Vitor Bueno (Zapelli) e Cuello; Vitor Roque (Pablo). Técnico: Wesley Carvalho
Cruzeiro: Rafael Cabral; William, Neris, Luciano Castan e Marlon; Matheus Jussa, Filipe Machado e Mateus Vital; Wesley, Arthur Gomes e Rafael Elias. Técnico: Pepa
Árbitro: Yuri Elino Ferreira da Cruz (RJ)
Local: Ligga Arena, em Curitiba, sábado, às 16 horas