ESP-CAP-Cuello-site
Cuello: de volta ao time (Crédito: Divulgação/José Tramontin/athletico.com.br)

O Athletico Paranaense enfrenta o Fortaleza na próxima quarta-feira (dia 8) às 20 horas, na Arena da Baixada, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os dois times lutam para terminar no G6 e garantir vaga na Copa Libertadores de 2024. A equipe paranaense está em 7º lugar, com 49 pontos. O time cearense está na 9ª posição, com 42 pontos e duas partidas a menos.

O jogo terá transmissão da Cazé TV e da Rede Furacão para o Paraná e todo brasil. A TNT mostra para todos os Estados, menos para o Paraná.

INVENCIBILIDADE
O Athletico é o time há mais tempo sem perder em casa no Brasileirão, com 12 partidas. A última derrota como mandante na competição foi contra o Grêmio, na 8ª rodada, em maio. Em toda a temporada, considerando todas as competições, o Furacão só perdeu duas em casa – a outra para o Flamengo, pela Copa do Brasil. Nos demais jogos como mandante no ano, 22 vitórias e oito empates.

MÁ FASE
O Fortaleza vem de quatro derrotas seguidas no Brasileirão. Nesse meio tempo, entre esses quatro resultados negativos, o time perdeu nos pênaltis a final da Copa Sul-Americana, para a LDU.

FINALIZADORES
Athletico e Fortaleza estão entre os quatro times que mais finalizam a gol no Brasileirão 2023. O Furacão é o terceiro, com 14,8 por jogo, e a equipe cearense é a quarta, com 14,7. Os líders são Bragantino (16,7) e Palmeiras (16,1). Em precisão, o Fortaleza é o quarto com mais finalizações certas (5,1 por jogo) e o time paranaense é o oitavo (4,7).

NOVE BAIXAS NO ATHLETICO
O Athletico não terá nove jogadores contra o Fortaleza. Na derrota para o Palmeiras, no sábado, dois jogadores receberam o terceiro cartão amarelo da série e vão cumprir suspensão: o lateral-esquerdo Esquivel e o zagueiro Cacá. E mais dois sofreram lesões musculares na partida: o centroavante Pablo e o zagueiro Kaique Rocha.

Pablo vai precisar de três semanas de recuperação e corre risco de só voltar a jogar em 2024. Kaique Rocha deve ficar duas semanas em tratamento.

Além desses quatro, o clube tem cinco jogadores em processo de recuperação de lesões: o lateral-direito Madson, o zagueiro Pedro Henrique, o lateral-esquerdo Fernando, o meio-campista Arturo Vidal e o centroavante Vitor Roque.

O único retorno garantido para quarta-feira é o ponta Cuello, que vem jogando na ala-direita, no esquema tático 3-4-3. Ele cumpriu suspensão e deve voltar ao time.

Sem Esquivel, Cacá e Kaique Rocha, a tendência era que o técnico Wesley Carvalho formasse o trio de zagueiros com Matheus Felipe, Thiago Heleno e Bruno Peres.

Bruno Peres é lateral-direito, mas também atua como zagueiro, principalmente em sistemas com linha de três na saída de bola.

Contra o Palmeiras, Bruno Peres e Matheus Felipe eram os únicos defensores no banco de reservas.

Outras opções para a zaga são novatos do time sub-20: Lucas Belezi (20 anos, ficou no banco contra o Bragantino) e Marcão (17 anos, ficou no banco contra São Paulo e Botafogo). Eles ainda não estrearam no profissional.

Para o lugar de Pablo, as opções são Rômulo e Arriagada.

No entanto, tudo indica que Wesley Carvalho vai usar o esquema tático 4-2-3-1, com Canobbio e Cuello pelos lados do campo na linha de três, e com Vitor Bueno centralizado. Nesse caso, o volante Erick joga na lateral-direita. E o novato Vinicius Kauê entra na lateral-esquerda.

OS RELACIONADOS
Pelo Athletico para o jogo com o Fortaleza

Goleiros: Bento, Gabriel Pereira e Léo Linck
Zagueiros: Lucas Belezi, Marcão, Matheus Felipe e Thiago Heleno
Laterais: Bruno Peres, Leonardo Derik e Vinicius Kauê
Volantes: Alex Santana, Christian, Erick, Fernandinho e Hugo Moura
Meias: Danielzinho, Vitor Bueno, Zapelli
Pontas: Canobbio, Chiqueti, Cuello e Willian Bigode
Centroavantes: Arriagada e Rômulo

No Fortaleza, os defalques são Hércules, Zanocello e Tobias (lesão), além de Machuca (suspenso).

ATHLETICO x FORTALEZA
Athletico: Bento; Erick, Thiago Heleno, Matheus Felipe e Vinicius Kauê; Fernandinho e Alex Santana; Canobbio, Vitor Bueno e Cuello; Rômulo. Técnico: Wesley Carvalho
Fortaleza: João Ricardo, Tinga, Brítez, Titi, Bruno Pacheco; Caio Alexandre e Zé Welison; Marinho, Pochettino
e Guilherme; Lucero. Técnico: Juan Vojvoda
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Local: Arena da Baixada, quarta-feira às 20 horas