O São Paulo começou o ano com a chance de conquistar quatro tricampeonatos. Mas o acúmulo de equívocos e deficiências do elenco desmancharam a imagem de time mais poderoso do Brasil. O resultado foi o terceiro título perdido em 2005: o da Recopa Sul-Americana, no empate por 2 a 2 com o Boca Juniors, nesta quinta-feira, no Morumbi. Antes, perdera a Libertadores e o Campeonato Paulista.


O revés desagradou aos torcedores, mas não ao técnico Muricy Ramalho, para quem chegar às decisões já é suficiente. Melhor para os argentinos, que se tornam o clube mais vencedor da história, com 16 conquistas internacionais, uma a mais que Milan e Real Madrid.


Apesar de pouco organizado, o time tricolor pelo menos teve vontade. Mesmo com a lentidão de Danilo e Lenilson, a equipe chegava pelas laterais, mas os contragolpes do Boca Juniors eram letais: aos 19 minutos, Palermo foi lançado e só não acertou o gol porque chutou prensado com Fabão.


Os são-paulinos tocavam a bola, mas não ameaçavam Bobadilla, pois a defesa rival se fechava bem. Souza teve uma chance, mas o chute saiu torto.


E quem disse que Aloísio faz falta? Sem um centroavante, Júnior apareceu na área, recebeu ótimo passe de Souza e tocou, com categoria, na saída de Bobadilla. Mas de nada adiantou a vantagem.


Antes do intervalo os argentinos aproveitaram as trapalhadas dos zagueiros brasileiros e empataram. Cardozo havia perdido gol feito aos 38, mas dois minutos depois o Boca não perdoou: livre de marcação, Palacio recebeu passe de cabeça de Palermo e, também de cabeça, acertou o canto.


Nervoso, o São Paulo errou muitos passes na etapa final. Thiago, jogando como ponta, não teve sucesso. A novidade é que Muricy foi ousado: colocou Alex Dias no lugar de Edcarlos. Bagunçado, o time tricolor rondou a área rival, mas Bobadilla não fez nenhuma defesa.


Objetivo, o Boca decidiu o jogo em nova confusão da defesa rival que ficou procurando a bola, enquanto Palermo, na raça, chutou forte e virou o placar.


Nos fim, Rodrigues fez gol contra, mas já era tarde. O São Paulo fica com outro vice na galeria.


Ficha técnica:


São Paulo 2 x 2 Boca Juniors


Gols: Júnior, aos 34 minutos, e Palacio, aos 40 do primeiro tempo; Palermo, aos 30, e Rodríguez (contra), aos 40 minutos do segundo tempo.


São Paulo: Rogério Ceni; Alex Silva, Fabão e Edcarlos (Alex Dias); Souza (Ilsinho), Mineiro, Josué, Danilo, Lenílson e Júnior; Thiago. Técnico: Muricy Ramalho.


Boca Juniors: Bobadilla; Ibarra, Rodríguez, Díaz e Krupoviesa; Ledesma, Gago, Cardozo (Maidana) e Marino (Dátolo); Palacio (Franzoia) e Palermo. Técnico: Alfio Basile.


Árbitro: Oscar Ruiz (Colômbia).


Cartões amarelos: Díaz, Thiago, Cardozo, Fabão e Palermo.


Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)