O Brasil confirmou sua vaga na Copa do Mundo de 2026. Após a vitória sobre o Paraguai por 1 a 0, a Seleção Brasileira terá de cumprir tabela nas últimas rodadas e já pensa na competição do próximo ano.
Com isso, a movimentação nas eliminatórias repercute nos aplicativos de apostas, e o Brasil teve muitas oscilações na campanha. Saiba quando apostar e quando parar.
Além do Brasil, mais 12 equipes estão com presença garantida. Canadá, Estados Unidos e México são sedes, portanto, já estavam confirmados. Além disso, também já se classificaram: Argentina, Irã, Japão, Nova Zelândia, Uzbequistão, Jordânia, Coreia do Sul, Austrália e Equador.
A Copa do Mundo de 2026 já tem suas datas definidas, com início em 11 de junho e a final em 19 de julho. Serão 16 cidades recebendo os jogos, mas ainda não há definição sobre os grupos, já que o sorteio será realizado em dezembro.
FIFA cogita mais equipes em 2030
A Copa do Mundo de 2026 já contou com uma expansão, passando de 32 para 48 equipes. Porém, a edição de 2030 pode contar com ainda mais equipes na disputa, já que a FIFA está cogitando fazer uma edição especial pelo centenário da competição. A proposta de aumentar o número de seleções foi confirmada por um porta-voz da FIFA, em entrevista à agência Reuters.
“Uma proposta para analisar a possibilidade de uma Copa do Mundo com 64 times para celebrar o centenário da competição, em 2030, foi levantada de forma espontânea durante a reunião do Conselho da FIFA, no final do evento ocorrido em 5 de março.
A ideia foi acolhida pela FIFA, que tem o dever de analisar qualquer proposta feita por qualquer um dos países que são membros de seu Conselho”, destacou.
O jornal The New York Times fez uma publicação destacando que a proposta foi elaborada pelo presidente da AUF (Associação Uruguaia de Futebol), Ignácio Alonso, e conseguiu ganhar a atenção de Gianni Infantino, presidente da FIFA.
Vale destacar que o Mundial de 2030 terá Portugal, Espanha e Marrocos como sedes. Porém, Argentina, Paraguai e Uruguai vão receber um jogo cada, na fase de grupos.
Presidente da Conmebol deixou sugestão para 2030
O presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, deu uma sugestão à FIFA para que, em 2030, mais países possam sediar jogos, reforçando a necessidade de oferecer uma experiência global ao maior número possível de pessoas.
“Convido a pensar fora da caixa. Estamos na esquina do maior desafio que a FIFA e a organização do futebol terão. Somos privilegiados de sermos quem vai tomar a decisão dos 100 anos do Mundial. Convido a pensar de uma forma diferente.
Todos creem que o futebol se define aqui (no Congresso da FIFA), e de alguma maneira é assim. Mas não se enganem, não somos o futebol, e ele nem nos pertence. O futebol pertence ao mundo. A todas as pessoas que em qualquer canto do mundo vibram com a bola”, afirmou Alejandro Dominguez.
Apesar da sugestão, a Conmebol não teve apoio de outras entidades. Dessa forma, os presidentes da UEFA (Europa), da AFC (Ásia) e da Concacaf (América do Norte, Central e Caribe) já deixaram claro que não apoiam a ideia, enquanto a FIFA sequer respondeu.