O Coritiba tenta hoje, às 20h30, no Couto Pereira, enterrar a má fase que vive na Série B. Há quatro rodadas o time não consegue uma vitória. Assim, o objetivo é tirar o atraso diante do São Raimundo e, com isso, frear a queda na classificação — o time paranaense, que há três rodadas era o líder, ocupa o terceiro lugar na tabela.
A seqüência de maus resultados que o clube vive é a pior desde o rebaixamento à segunda divisão, no ano passado. Nos últimos quatro jogos, foram três derrotas, um empate e apenas dois gols marcados. Neste ano, o Coritiba já passou por um jejum de quatro jogos sem vitórias, mas a série era um pouco melhor: dois empates (Ceará, 1 a 1, e CRB, 2 a 2) e duas derrotas, para Santo André (1 a 2) e Marília (0 a 1).
Para reverter os recentes fracassos, o Coritiba aposta em dois fatores: o primeiro é o retorno do zagueiro Índio, do meia Caio e do atacante Anderson Gomes, que estavam lesionados. O segundo é o fato de jogar sob os olhos da própria torcida. “Sabemos que somos fortes em casa, independente do jogo com o Brasiliense, que foi atípico”, declarou o goleiro Artur, referindo-se à única derrota (0 a 2) sofrida no Couto Pereira pela Série B.
Para Anderson Gomes, o fato de o time ter-se mantido entre os quatro melhores, apesar dos recentes tropeços, deve ser levado em conta. “Agora precisamos nos unir para voltar a vencer e vamos conseguir isso com o apoio da nossa torcida”, disse o jogador, que retorna após um mês e meio afastado devido a dores musculares. “Vamos ter os pés no chão e mostrar que estamos juntos também nas horas de dificuldades”, completou ele, que ainda é o artilheiro da equipe na Série B, com cinco gols.
Bonamigo muda o time e “esconde” escalação
Como de praxe, o técnico Paulo Bonamigo não oficializou a escalação do Coritiba para o jogo de hoje. A única certeza é que haverá diversas mudanças em relação ao time que tomou 2 a 0 do Sport no sábado. Até porque o zagueiro Índio, o meia Caio e o atacante Anderson Gomes, que estavam lesionados, têm condições de jogo. Além disso, o lateral Luís Paulo e o volante Márcio Egídio estão suspensos, por terem levado o terceiro cartão amarelo na última rodada.
Anderson Gomes e Índio estão virtualmente garantidos. O primeiro assume um lugar na linha de frente. O segundo entra na vaga do suspenso Márcio Egídio e comporia um trio de zaga, com Henrique e Marcelo Batatais. Já Caio ainda não tem a escalação confirmada. Ele pode ser posicionado no ataque, em lugar de William, ou ficar como opção para o segundo tempo. Na lateral, entra Andrezinho.
Bonamigo reconhece que não há tempo para deslizes. “A gordura queimada foi total. Agora, chegou o momento de fazer pontos”, disse ele. “Voltando a vitória, volta a rotina da seqüência. Ela vai ser a mesma rotina que foi mantida durante os últimos meses de trabalho”.
Fora da zona de descenso, São Raimundo busca pontos
O São Raimundo vem a Curitiba almejando pelo menos um empate. O time passou boa parte da Série B imerso na zona de rebaixamento e só escapou dela na última rodada, ao vencer o CRB por 2 a 0, em Manaus. Atualmente, o time amazonense ocupa a 16ª posição — a última entre as que não fazem parte da zona de rebaixamento. “Precisamos levar esse rendimento para Curitiba. É importante conquistarmos pontos fora de casa para podermos afastar de vez a zona de rebaixamento”, disse o diretor de futebol do time, Ivan Guimarães.