O atacante Leonardo é essencial para o sucesso do Paraná Clube no Campeonato Brasileiro 2006. A opinião é do técnico da equipe, Caio Júnior. “O Leonardo ainda é um jogador que faz a diferença”, afirmou ele, logo após a derrota por 1 a 0 para o Atlético, na Baixada, na última quarta-feira. Nessa partida, o atacante não pôde atuar, devido a uma lesão no tornozelo.
A opinião de Caio Júnior encontra respaldo nos números. Nos 12 jogos do Brasileirão com Leonardo, o Paraná somou 25 pontos — oito vitórias, um empate e três derrotas. Esse desempenho representa 69% de aproveitamento, valor superior ao obtido pelo São Paulo (65%).
Sem Leonardo, o time teve duas vitórias, um empate e cinco derrotas — sete pontos em oito partidas, ou seja, 29% de aproveitamento. O número é superior apenas ao do lanterna Santa Cruz (26%) e inferior ao do 19º colocado, o Fortaleza (33%).
A presença de Leonardo em campo também aumenta o poder ofensivo da equipe. Nos 12 jogos com ele, foram 25 gols marcados — média de 2,08 por partida. Sem o atacante, caiu para 1,12 por jogo (nove gols em oito partidas).
Os cálculos consideram apenas os jogos em que Leonardo foi titular, ou seja, começou jogando. As duas partidas em que o atacante estava no banco e entrou no decorrer do jogo foram computadas separadamente. Nessas duas ocasiões, o Paraná obteve dois empates.
Contra o Corinthians, amanhã no Pacaembu, Leonardo voltará ao time. O jogador explicou que a decisão de não atuar contra o Atlético, na última quarta-feira, também foi dele. “Entrei contra o São Caetano e o São Paulo assim, com o tornozelo inchado, e acabei ficando fora de quatro jogos depois. Não adianta ter pressa”, explicou.
Caio Júnior se irrita com o meia Maicosuel
O meia-atacante Maicosuel chegou atrasado ao treino de ontem do Paraná Clube e irritou o técnico Caio Júnior. O trabalho estava marcado para as 9h30 e o jogador se apresentou às 10h40. No entanto, o departamento médico confirmou que o atleta está com febre e que ele não tem condições de jogar amanhã.
“Ele se apresentou com febre. Mas não sei se isso foi em função de falta de cuidado, mas não vou nem questionar”, declarou o treinador. “Estamos fazendo um trabalho em separado com ele, para que ele se recuperasse bem fisicamente. Estava tudo se encaminhando para que ele fosse numa condição melhor para o próximo jogo, mas aconteceu isso”, disse Caio.
Caio Júnior lamentou ainda que o problema tenha ocorrido exatamente agora. “O que me deixa chateado é a falta de profissionalismo”, criticou. “Temos que estar totalmente focados. Agora, numa reta final, o que faz a diferença é a união e o profissionalismo”, ressaltou.
Escalação
O Paraná volta a jogar amanhã às 18h10 pelo Campeonato Brasileiro. O jogo será contra o Corinthians, no Pacaembu. A provável escalação é Flávio; Gustavo, Émerson e Neguette; Peter, Pierre, Beto, Batista e Edinho; Cristiano e Leonardo.