
Imagine ter a oportunidade de observar, e viver, de perto a vida silvestre no Rio Negro, participar de uma trilha guiada na Amazônia ou pernoitar em uma comunidade tradicional ribeirinha. Conhecer a Amazônia é uma experiência transformadora na maneira de ver o mundo e na forma de comunicar sobre sustentabilidade. Ainda mais, se isso ocorrer a partir da condução de quem a conhece de perto e vive as singularidades desta, que é a maior floresta tropical do mundo, com extensão total de mais de sete milhões de km² e ocupando territórios em nove países. 60% de sua área fica no Brasil.
Entre os dias 01 e 06 de outubro, a Academia Amazônia Ensina (ACAE) promove mais uma vivência exclusiva pelo maior bioma brasileiro, agora, com membros da Aberje, a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. A Expedição Amazônia: Conhecer para Comunicar, conta com o patrocínio da multinacional alemã Basf e do Itaú Unibanco. Também tem o apoio da Bayer e da LATAM Airlines.
Desde que foi criada, em 2018, em a Academia Amazônia Ensina já promoveu nove expedições e levou mais de uma centena de pessoas para vivências na Amazônia. Desse total, mais de 20% foram estrangeiros.
A partir de um roteiro exclusivo pensado nos profissionais que trabalham com comunicação e sustentabilidade nas empresas, a jornada de aprendizagem “Dos Saberes Tradicionais à Ciência Contemporânea: formando Comunicadores para a Sustentabilidade” prevê o contato com pessoas, espaços e dinâmicas que abrangem temas como pesquisa e desenvolvimento, bioeconomia, empreendedorismo de base comunitária e cadeias produtivas sustentáveis, por exemplo. Os participantes também vão acompanhar palestras, visitas técnicas, fazer passeios culturais e conhecer trilhas guiadas, tanto por terra quanto por água.
Maria Eugênia Rocha Tezza, diretora-executiva da ACAE, destaca que um dos grandes diferenciais das expedições promovidas pela Academia é que a vivência é guiada por pessoas que vivem na Amazônia, como líderes comunitários, representantes de instituições de ensino e pesquisa brasileiras e por comunicadores locais.
“Quando falamos da Amazônia, falamos, principalmente, das pessoas, do povo da floresta. Temos uma imensidão verde de floresta formando uma biodiversidade incalculável, mas as pessoas são o ponto alto desta jornada em específico, que tem o foco no poder da comunicação para a promoção de práticas sustentáveis e estímulo à conservação e proteção da natureza. Vamos conversar com o pesquisador nascido e criado em Manaus, com um conhecimento muito aprofundado e específico sobre determinada área da natureza, e com o ribeirinho, empreendedor de turismo e base comunitária, por exemplo. São pessoas e histórias riquíssimas, e experiências de tirar o fôlego”, diz Maria.
Else Lemos, coordenadora do Programa Avançado em Comunicação para a Sustentabilidade e ESG da Aberje diz que a abordagem da visita imersiva apresenta uma visão complexa e integradora de temáticas hoje requeridas na atuação em comunicação e sustentabilidade. “Buscamos uma instituição parceira com foco educacional no campo da sustentabilidade e que já atua na Amazônia, o que favorece a rede existente e fomenta seu crescimento e continuidade. A Academia Amazônia Ensina se destacou na experiência e fizemos a escolha”. “Acreditamos que essa experiência vai gerar um impacto muito positivo e exponencial, porque a comunicação é a chave para a grande transformação que está em curso em prol do meio ambiente”, complementa a coordenadora.
Iniciativa educacional com foco no aprendizado em torno da sustentabilidade no contexto do século 21, a ACAE tem como principal objetivo a educação e a formação das pessoas para uma visão ampliada e contemporânea em torno do problema ambiental. “É urgente que o brasileiro saiba mais sobre a Amazônia. As emergências climáticas estão aí, estamos sentindo na pele. Para que se comunique com clareza sobre assuntos relacionados à sustentabilidade e ao meio ambiente, é necessário visitar e vivenciar (mais de uma vez) a maior floresta tropical do mundo”, conclui a diretora da Academia.
Sobre a Acae
A Academia Amazônia Ensina é uma iniciativa educacional que tem como foco o aprendizado em torno da sustentabilidade no contexto do século 21. Para isso, procura estabelecer um processo pedagógico capaz de associar conteúdo acadêmico de alta qualidade, visitas institucionais e vivência local, proporcionando aos alunos uma experiência enriquecedora e única. A Acae realiza expedições de ensino, educação e pesquisa que combinam experiências de visitação com eventos de formação acadêmica e profissional. O principal objetivo é gerar impacto socioambiental, contribuindo com a formação de jovens e adultos para uma visão ampliada e contemporânea em torno do problema ambiental.
Sobre a Aberje
A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação. A atuação da Aberje ultrapassa os limites do território brasileiro com participações ou presença nos boards de instituições internacionais como a Fundacom, Global Alliance for PR and Communication Management e Arthur W. Page Society, posicionando-se como um think tank da Comunicação Empresarial Brasileira.