Gente do Bem GENTE DE BEM

Como o Imposto de Renda pode ajudar hospitais SUS

Doações beneficiam pacientes de instituições 100% Sistema Único de Saúde; veja como fazer

Redação Bem Paraná

Frankin de Freitas - Hospital Cajuru tem déficit de R$ 1

Pessoas físicas podem destinar parte do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) devido para instituições filantrópicas e abater do valor que seria pago à Receita Federal. As doações beneficiam uma série de instituições, como hospitais, entidades filantrópicas e fundos da infância, juventude e dos idosos.

No caso dos hospitais, a ajuda viria em bom tempo, ainda mais quando as instituições sofreram mais durante a pandemia do novo coronavírus. É o caso do Hospital Universitário Cajuru, em Curitiba, que atua 100% no Sistema Único de Saúde (SUS) e depende de ações como a destinação do IR para superar o déficit causado pela concentração dos atendimentos de grande parte dos traumas da capital e Região Metropolitana desde o início da pandemia.

Em 2022, o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda foi ampliado até o dia 31 de maio.

Referência em transplante renal e suporte a vítimas de trauma, o Hospital Universitário Cajuru realiza, em média, 147 mil atendimentos por ano, entre internamentos, urgências e emergências, cirurgias e consultas ambulatoriais. Por isso, doações via renúncia fiscal tornaram-se fonte importante de recursos financeiros, inclusive mudando a realidade da organização.

“Somos uma instituição que presta um serviço essencial à sociedade. E a doação do Imposto de Renda é fundamental para a manutenção desse serviço, que, por ser filantrópico e 100% SUS, atua com um déficit de cerca de R$ 1,5 milhão ao mês”, destaca o diretor-geral do hospital, Juliano Gasparetto.

Como doar

A destinação do imposto é fácil e sem custos. Sendo feita para o Fundo Estadual dos Direitos do Idoso do Paraná. Pessoas físicas podem doar até 6% dos seus impostos, sendo até 3% do imposto devido na declaração a ser entregue este ano, independentemente se o contribuinte tiver imposto a restituir ou a pagar, e até 6% do imposto devido a ser declarado em 2023.

No caso de quem tenha valor a pagar, o montante doado para a instituição escolhida será subtraído da parcela a ser paga. Já no caso de restituição, o valor doado será somado à restituição que ele tem a receber e é corrigido pela Taxa Selic. Para saber o valor que pode ser destinado, o contribuinte pode calcular com base no recibo de entrega da declaração. A ficha a ser preenchida é “Doações Diretamente na Declaração”, na qual deve-se informar a quantia a ser destinada e o tipo de fundo escolhido.

Para mais informações sobre doações via restituição de Imposto de Renda ao Hospital Universitário Cajuru, o contribuinte pode entrar em contato pelo telefone (41) 99685-9405 ou pelo e-mail mobilizacao.recursos@hospitalcajuru.com.br.

Orientação sobre doações

Fundação de Ação Social e contabilistas fazem ação na sexta

A Fundação de Ação Social (FAS) e o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC) vão promover a ação Doa Curitiba: IR 2022, na Boca Maldita, na próxima sexta-feira. O objetivo é sensibilizar a população sobre a importância de se destinar parte do imposto devido para os fundos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMCA) e da Pessoa Idosa (FMPI) e ajudar no desenvolvimento de ações, projetos e programas que atendem esses públicos no município.

Durante a ação, que será realizada das 10h30 às 16 horas, servidores da FAS e representantes de organizações sociais estarão no local distribuindo folderes e divulgando projetos que são beneficiados com recursos destinados pelos contribuintes. Os recursos do IRPF contribuem para a manutenção destas atividades.