Gente do Bem Solidariedade

Em um ano, curitibanos deram R$ 135 mil em gorjetas aos motoristas parceiros da 99 

Redação Bem Paraná

Divulgação

 Curitiba comemorou ontem 328 anos. A população, que não pode comemorar nas ruas o aniversário da cidade, pode celebrar, mesmo à distância, seu próprio povo, que em 2020 mostrou toda a sua solidariedade aos mais vulneráveis. Prova disso está no levantamento da 99 – empresa de tecnologia ligada à mobilidade urbana – que aponta que, durante o ano passado, os passageiros da cidade de Curitiba doaram mais de R$ 135 mil em gorjetas aos motoristas parceiros da empresa. O valor doado pelos passageiros usando o app é repassado integralmente aos motoristas.

E nem só de gorjetas é feita a solidariedade do curitibano. Desde o início da pandemia, a 99 promoveu diversas parcerias com governo e entidades independentes com o objetivo de ajudar a cidade em um momento crítico. O resultado foi muito positivo e os curitibanos têm mostrado grande engajamento nessas campanhas solidárias endossadas pela 99.

O projeto 99Mobiliza, em parcerias com ONGs que visava incentivar a doação de alimentos, itens de higiene e agasalhos a instituições de caridade, recebeu mais de 600 doações da população. Já os descontos promovidos a hemocentros transportaram quase mil doadores de sangue na cidade, o que significa um público de até 4 mil potenciais beneficiários, já que cada bolsa de sangue pode atender a até quatro pacientes.

Além disso, o curitibano também reconhece o empenho dos motoristas parceiros por meio das avaliações no aplicativo. Em um 2020 marcado pelo distanciamento, esses profissionais essenciais, que colaboraram com o transporte de muitas pessoas que precisavam sair de casa pudessem se locomover em segurança, receberam uma nota média de avaliação de 4,9 (em uma máxima de cinco), dentre as mais de 6 milhões de corridas avaliadas em 2020 em Curitiba, de acordo com o levantamento da 99.

Nessas avaliações, 27% dos curitibanos consideram os motoristas como “muito simpático”, e 24% como “bom motorista”. Por fim, 18% das avaliações reconhecem que os motoristas sabem o caminho e 15% elogiam o cuidado e a limpeza com o veículo.