
Uma família do bem se reuniu ontem na Praça Tiradentes, no Centro de Curitiba, para realizar uma boa ação. Com a ajuda da mãe, da tia-avó, do tio-avô e do namorado, a jovem Thais de Souza Abicalaf, fundadora da ONG Junta Mais, realizou a distribuição de 400 pães para moradores de rua e pessoas em situação de vulnerabilidade. Fundada no começo do ano, a instituição já conta com mais de 100 voluntários e atua em diversas frentes. Nas últimas semanas, por exemplo, participaram da revitalização de uma escola pública, de uma festa de Natal em um orfanato, além da entrega de comida realizada na terça-feira (17).
“Trabalhamos em vários focos, mas pelo menos duas vezes por mês a gente vem aqui entregar comida”, conta Thais, que desde os 14 anos de idade (hoje está com 21) atua como voluntária em iniciativas sociais.
“Quando eu tinha 14 anos, era Natal e vi uma família. Falei pro meu pai, que é chef de cozinha, que queria fazer comida para eles. Eu ganhava R$ 100 por mês de mesada, peguei esse dinheiro e começamos a fazer marmita de risoto. Mas dava pouco, eu queria fazer mais. E assim foi. Começamos a ONG neste ano e hoje já temos mais de 100 voluntários”, conta.
A ONG Junta Mais está presente no Facebook (@ongjuntamais) e no Instagram (@juntamais.brasil). Para saber como ajudar com doações ou atuando como voluntário, é só procurar pela instituição nas redes sociais ou então entrar em contato direto com a Thais por meio do telefone (41) 99660-6027.
Solidariedade
Voluntários servem Ceia de Natal em Curitiba
Ações como a da família de Thais de Souza Abicalaf e da ONG Junta Mais não são as únicas em Curitiba nesta época do ano. Também na terça, voluntários do Instituto BRF e parceiros também foram à campo para servir uma ceia de Natal para moradores de rua no São Braz. Foram cerca de 100 refeições servidas — salada, maionese, arroz, feijão, carne de porco, macarrão e chester, além de suco e sobremesa. A ceia foi servida no Cantinho da Misericórdia. O Instituto BRF realiza ações sociais o ano todo, especialmente na época do Natal. Na semana passada foram entregues 174 chesters para famílias de crianças carentes em Almirante Tamandaré.
(Crédito da foto voluntários do Instituto BRF)
Expresso Solidariedade
Em outra ação no começo do mês, também costumeira em Curitiba, o Expresso Solidariedade, ônibus da Fundação de Ação Social (FAS) adaptado em forma de refeitório, serviu um jantar simbólico de Natal para pessoas em situação de rua. O cardápio teve com pratos típicos natalinos oferecidos pela faculdade UniCesumar. Colaboradores e professores da UniCesumar de Curitiba participaram da ação.
No dia 5 de dezembro, a população de rua também pode experimentar um cardápio diferente, com sopa e cachorro-quente preparados pelos grupos Cristolândia, da Primeira Igreja Batista de Curitiba e da Igreja Metodista Central.
Desde que foi criado, em junho de junho de 2017, o Expresso Solidariedade serviu aproximadamente 110 mil refeições, principalmente para a população de rua de Curitiba.