Gente do Bem Gente de bem

‘High School Musical’ ganha versão com atores que têm síndrome de down

Espetáculo será apresentado no Teatro Sesi Portão no dia 10 de agosto

Rodolfo Luis Kowalski

Franklin de Freitas - Integrantes do espetáculo ensaiam para a apresentação

Desde o seu lançamento nos Estados Unidos, em 2006, o musical High School Musical inspirou diversas peças de teatro, apresentações de dança, filmes e séries por todo o mundo. E uma das versões mais especiais (quiçá a mais especial) do espetáculo será apresentada em Curitiba no próximo dia 10, no Teatro Sesi Portão, com a participação de atores especiais, com sídrome de down.

Segundo Leda Casagrande, produtora e diretora, a peça tratá discussões importantes a respeito de inclusão social e bullyingde forma divertida e com muita música inspirada nos filmes da Disney – além do High School Musical, Descendentes, obra de 2015, é outra inspiração. O trabalho está sendo realizado pela Associação Reviver Down em parceria com a Mirrage Studio Criativo, sendo que os ensaios todos estão sendo feitos no estúdio da Mirrage.

Ao todo, 11 atores participarão do espetáculo. São eles: Aline, Carolina (Cacá), Estefani, Fernando, Henrique, Igor, João Felipe, Larissa, Mariana, Ruy e Tamile. Cinco deles serão alunos/atletas da equipe Lyons, e outros cinco da equipe Tigers, enquanto Henrique interpretará o árbitro das partidas de futebol americano e também um professor da instituição de ensino. Além do pessoal que estará no palco, contudo, toda a cenografia também está sendo preparada por um grupo de especiais que faz arteterapia

“Pintaram quadros, fizeram áudio, vídeo… Vai ser muito bonito e eles vão mostrar o potencial desse grupo especial”, comenta Leda.

Na última quinta-feira, o Bem Paraná marcou presença num ensaio da trupe. A expectativa pelo dia da apresentação é grande, tão grande quanto foi a procura pelos ingressos, que esgotaram em menos de dois dias.

“Adoro fazer teatro e gosto muito das professoras. O mais importante é a união da gente”, diz Cacá, que revela ainda que desde pequena gosta de cantar e dançar. Assim como a maioria dos colegas, ela fará sua estreia numa peça de teatro, embora já tenha feito apresentações de dança anteriormente (também a exemplo dos colegas).

“Estou um pouco nervosa, mas confiante. Tenho vários amigos aqui e tenho muito orgulho de fazer essa peça”, diz Tâmile, explicando ainda que os próprios atores estão aprendendo (e passarão ao público isso também) sobre cooperação, convivívio e inclusão social.

Programa de Férias para crianças vulneráveis

Com brincadeiras e peça teatral, o Programa Guritiba vai realizar uma nova ação cultural para levar atividades culturais e recreativas a crianças em vulnerabilidade social. Desta vez, o encontro será no dia 21 de julho, domingo, no Memorial de Curitiba, região do Largo da Ordem. A entrada é gratuita e aberta ao público.

A ação começa às 10h com “Brincadeiras SEM TOMADA”, dedicadas a pais e filhos. Estão programadas atividades como xadrez, bola, elástico, perna-de-pau e corda. A partir das 11h, no Muralzinho de Ideias, haverá a confecção de instrumentos musicais com materiais recicláveis, que além de estimular a criatividade e o interesse pela música, conscientiza as crianças sobre a sustentabilidade e meio ambiente.

Serviço
High School Musical – Associação Reviver Down e Mirrage Studio Criativo
Quando: 10/08, às 19 horas
Onde: Teatro Sesi Portão – Rua Padre Leonardo Nunes, 180
Atores: Carolina, Fernando, Larissa, Estefani, Igor, Mariana, Henrique, Tamile, Ruy, Aline e João Felipe
Produção: Leda Casagrande (produtora e diretora) e Manoela Tyrka (produtora e coreógrafa)
Ingressos: já esgotaram