Em um momento da história em que o setor privado avança ao mesmo tempo em que as taxas de desemprego estão em alta e as ações intervencionistas do Estado, em baixa, a atuação do terceiro setor alcança um novo patamar de importância dentro da sociedade. E para aqueles que se aventuram no meio do empreendedorismo social, o Instituto Legado pode acabar sendo um importante parceiro.
Fundada em 2013, a instituição lançou no final do ano passado a sexta edição do Projeto Legado, programa de aceleração gratuito que integra e capacita organizações que atuam em causas sociais ou ambientais. Em cinco anos, a iniciativa já atendeu mais de 100 instituições brasileiras.
Álvaro Lago, voluntário do Instituto, destaca que hoje as maiores dificuldades que organizações não governamentais (ONGs), associações e outras entidades do terceiro setor enfrentam são relacionados ao aspecto organizacional e estratégico do negócio. É preciso saber planejar uma ação mais assertiva. As vezes uma entidade quer abraçar o mundo, mas não consegue fazer tudo. Tem de direcionar, ter mais assertividade nas ações para elas serem mais efetivas, comenta.
Ainda segundo Lago, foi justamente dessa ideia de fomentar o empreendedorismo social e aumentar o impacto social das ONGs que acabou nascendo o Instituto. Neste ano, serão 30 associações, organizações não governamentais, fundações, institutos e negócios sociais que irão participar do projeto. Os interessados devem preencher um questionário online no site do Instituto Legado e enviar um vídeo de dois minutos até o dia 9 de fevereiro. Todas informações e pré-requisitos estão disponíveis no edital.
As capacitações têm duração de um ano com aulas em setores como gestão de projetos, legislação, sustentabilidade financeira e comunicação. Os encontros, que são feitos em modo presencial e online, incentivam os participantes a criarem cenários para suas atividades de curto, médio e longo prazo, com foco na expansão de impacto. Os três projetos escolhidos recebem R$ 10 mil mais um conjunto de horas de acompanhamento do Instituto Legado para implementar o plano ao longo do ano de 2019.
Projeto é dividido em duas fases
O Projeto Legado é dividido em duas fases. Na primeira, as 30 organizações selecionadas participam de atividades voltadas para o fortalecimento de impacto, estratégia e liderança.
+Essa etapa tem o objetivo de auxiliar na estruturação da iniciativa participante.
Nas fases seguintes, as organizações serão divididas em dois grupos, de acordo com a realidade e a fase de desenvolvimento. Uma parte será encaminhada para o grupo de Expansão de Impacto, visando o desenvolvimento de soluções que possam contribuir para o aumento de impacto e da sustentabilidade da atuação no longo prazo.
Já o grupo de Fortalecimento Organizacional tem como objetivo auxiliar a iniciativa a se fortalecer, em termos de estrutura, organização e planejamento interno.
O Projeto Legado 2018 tem abertura oficial em março e encerramento no fim de novembro.
SERVIÇO
Instituto Legado de Empreendedorismo Social
O que é: Atuando em três frentes estratégicas (Capacitação, Educação Formal e Fortalecimento de Rede), o Instituto seleciona, capacita, conecta e investe em organizações sociais de alto potencial de impacto.
Telefone: (41) 3503-2812 e (41) 99201-4318
Site: https://institutolegado.org.
Como participar: As inscrições para o Projeto Legado 2018 já estão abertas e podem ser feitas no link https://institutolegado.org/pl18/. Podem participar do programa associações, organizações não governamentais, fundações, institutos e negócios sociais com, no mínimo, um ano de funcionamento.