Divulgação

Além de promover campanhas para arrecadação de donativos e outros recursos para moradores de seis comunidades de Curitiba, o projeto SOS Vila Torres também está atuando na promoção de oportunidades de trabalho e geração de renda para moradores da região. Exemplo disso é a capacitação profissional que algumas mulheres estão recebendo para atuar como diaristas e assim gerarem renda para suas famílias. Neste sábado (21), 16h, no Colégio Esperança, será realizada a formatura das 10 participantes do segundo Curso Profissionalizante de Diaristas, cuja organização conta com apoio da Província Marista Brasil Centro-Sul e de Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), que farão a emissão do certificado e a organização da formatura.

Conforme conta o coordenador do SOS Vila Torres, Padre Joaquim Parron, as mulheres que participaram do curso desenvolveram várias habilidades, tanto na área prática, quanto na teórica. “Além de aprenderem técnicas de limpeza e de cuidado doméstico, também refletiram sobre o relacionamento com as pessoas no trabalho e na comunidade. As cursistas fizeram, ainda, um dia de estágio remunerado em casas pré-determinadas”, relata.

O diretor executivo da Província Marista Brasil Centro-Sul, June Cruz, destaca que esse curso, em sua segunda edição, é a prova material de que a educação, em suas mais diversas expressões, sempre fomenta o bem e o desenvolvimento. “Acreditamos que a educação transforma o mundo, possibilita que as pessoas compreendam seu direito a sonhar e realizar coisas magnificas. Agora clamamos a todos, e noticiamos a comunidade, de que na Vila Torres, as pessoas são capacitadas, portanto, vamos possibilitar para que a educação gere trabalho, o trabalho gere renda e a renda gere dignidade. Vamos todos sonhar juntos”.

Coordenado pelo Grupo Carisma (Jesuítas, Maristas, Vicentinas, Bernardinas, Redentoristas e Bom Jesus-Franciscano), o curso foi ministrado por profissionais da saúde do Posto Capanema, exclusivamente para moradoras da região, em Curitiba. Cada aluna recebeu um kit limpeza e um cartão de visita em formato digital e impresso, personalizado com seu nome e telefone.

Sobre o SOS Vila Torres

O SOS Vila Torres foi criado em março de 2020 para atender emergencialmente famílias da região. Nos primeiros seis meses, arrecadou 10 mil cestas básicas. Conforme a situação foi se agravando, o apoio foi estendido. Atualmente lares das comunidades Assentamento Nova Guaporé, Caximba, Parolin e Portelinha também recebem auxílio. A campanha continua recebendo doações e quem quiser pode levar sua contribuição na Capela Nossa Senhora Aparecida, que fica na frente da Rua Guabirotuba, 770, Vila Torres, Curitiba.

Serviço

Formatura da segunda turma do Curso Profissionalizante de Diaristas do SOS Vila Torres

Data: 21/08

Horário: 16h

Local: Colégio Esperança, Vila Torres, Curitiba.

Sobre a Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS)

A Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) é uma unidade administrativa do Instituto Marista que foi idealizada em 1817 por Marcelino Champagnat, na França. Presente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e na cidade de Goiânia. A instituição atua em prol da missão Marista, que é ser farol que orienta e promove a vivência dos valores do Evangelho, do jeito de Maria, contribuindo para a formação de cidadãos éticos e solidários para a transformação da sociedade, com foco nos direitos de crianças e jovens. Saiba mais no site: marista.org.br.