Geraldo Bubniak – Ação de vândalos destruiu a casa que sediava a ONG

Uma casa inundada e o telhado destruído, bem como os materiais e roupas que haviam sido doados para a realização de um bazar. Foi com esse cenário desolador que a artesã Luciana Cortez se deparou no começo de dezembro do ano passado, quando a ação de vandâlos destruiu a sede da ONG Lucianas e Marias, que há mais de dois anos promove ações educativas e de assistência em diversos bairros da cidade, usando o trico, o crochê e outras artes no combate à depressão.

“Levamos as roupas para lá e um dia cheguei e fiquei tão deprimida, a ponto de quase largar o projeto. Quase tive que voltar pro hospital, fiquei muito mal. Aos poucos estou me recuperando”, conta Luciana. “Cheguei lá e estava tudo alagado. Livros que a gente tinha com tanto carinho, tanto cuidado, queríamos fazer uma biblioteca… Foi maldade”, complementa.

Agora, Luciana, com o apoio da família, luta para manter vivo o projeto, que ela encara como uma missão de Deus. Como a ONG não tem apoio do setor público ou privado, a solução foi ela própria e seus familiares se endividarem, fazendo empréstimos consignados para poder reformar o local.

“Fizemos empréstimos, todos os possíveis, para pagar pedreiro, comprar material. Vamos ver o que conseguimos fazer”, diz a artesã. “Para mim esse projeto é uma missão de Deus. Minha vida toda foi de dificuldade e acho que quando a gente passa por um por um problema, Deus tem uma coisa muito melhor para gente na frente. Fizemos também uma vaquinha virtual e conseguimos mais de R$ 300, o que já me deixou muito feliz.”

Agora, é vez de a sociedade se unir para manter viva a iniciativa, que oferece gratuiramente aulas de artesanato em postos de saúde, escolas, associações de moradores e outros locais públicos. As atividades, que neste ano acontecerão de terça a sábado, foram retomadas ontem.

Além de voluntários que possam ensinar sobre artesanato, apoiando as atividades diárias do projeto, também estão sendo procurados voluntários para ajudar nas obras. A primeira missão é arrebentar algumas paredes da sede da ONG. Depois, também será necessária ajuda para limpar os tacos de madeira que foram doados e serão instalados no chão da sede. A doação de materiais para construção, como cimento e tijolo, também é bem vinda, bem como a de um notebook, já que o da ONG estragou após a ação dos vândalos.


Projeto Legado prorroga inscrições
Quem deixou para última hora e não conseguiu fazer a inscrição no Projeto Legado 2019 terá uma nova chance. O Instituto Legado prorrogou para 17 de fevereiro, próximo domingo, o prazo para se candidatar ao programa de aceleração voltado a iniciativas de impacto socioambiental. A data também vale para startups sociais se inscreverem ao projeto piloto de incubação. Com seis edições realizadas, o Projeto Legado já acelerou 160 iniciativas do bem.
Para participar do projeto, os candidatos devem preencher um formulário online e gravar um vídeo de apresentação de até 2 minutos. O material deve ser simples e sem edição. A qualidade da gravação não será considerada pelos avaliadores, apenas o conteúdo.
O edital 2019 vai selecionar 25 iniciativas com potencial para tornarem-se ou terem negócios sociais. Todos os inscritos passarão por avaliação de especialistas no setor e os que passarem terão um ano de capacitações e mentorias gratuitas. A novidade desse ano é que startups sociais também poderão se inscrever. Até cinco serão escolhidas para um projeto piloto de incubação. O resultado final deve ser divulgado no dia 27 de março.


Serviço
ONG Lucianas e Marias
O que é: Uma instituição que oferece diariamente aulas de artesanato gratuitas em postos de saúde, escolas, associações de moradores e outros locais públicos. Atualmente atende em oito unidades de saúde, com aulas fixas de tricô e crochê.
Trabalho voluntário: A ONG precisa de voluntários para atuar nas unidades de saúde que já recebem o projeto e também pede ajuda voluntária para a realização da reforma na sede da instituição
Como ajudar: A instituição pede a doação de EVA, cola instantânea, tinta para tecido ou qualquer tipo de tinta, tesouras, agulhas, barbantes, material para bordado, lã e pincéis.
Site: www.facebook.com/lucianasemarias/
Contatos: Pela página do Facebook, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (41) 99616-1505 – falar com a Luciana Cortez