Divulgação

A pandemia global causada pelo surto da COVID-19 fez com que a maioria dos lugares, de fácil aglomeração de pessoas, interrompessem o seu funcionamento. No momento, diversas empresas buscam por alternativas como delivery de serviços e, até mesmo, oferecendo produtos online para arcar com os custos fixos e salário da equipe. Entretanto, ONGs e instituições não conseguem oferecer essas soluções da mesma forma, para isso, eles precisam contar com as doações mensais e filantrópicas que recebem, o que se trata de um valor incerto.

No final de 2019 o Centro Educacional João Paulo II, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, foi aprovado para receber verba do Fundo de Infância e Adolescência (FIA). Desta forma, pessoas físicas e jurídicas podem destinar parte do seu Imposto de Renda em prol da escola e das crianças que atendidas. Essa é uma das principais alternativas para colaborar com o CEJPII no momento.

O prazo para a entrega do imposto de renda da pessoa física era, inicialmente, até o dia 30 do mês de abril. Entretanto, com os acontecimentos por conta da COVID-19, o prazo foi estendido até o dia 30 de junho. Dessa forma, o contribuinte tem mais tempo para selecionar sua doação direta na declaração. É possível destinar até 3% do seu imposto ao CEJPII e colaborar com o desenvolvimento de cerca de 300 crianças e adolescentes atendidos atualmente pela escola.

Para fazer a doação siga os passos abaixo:

1. Ao finalizar a sua declaração, é preciso selecionar “Doação Diretamente na Declaração” e em seguida clicar em “Novo”.
2. Selecione o Fundo de Infância e Adolescência como destinatário da doação;
3. Escolha o Fundo Estadual e em seguida selecione o estado do Paraná;
4. Este passo define o valor da doação. No canto inferior direito da tela aparecerá o valor disponível para destinar. Basta preenchê-lo na lacuna em branco;
5. Automaticamente o sistema irá gerar uma DARF para pagamento com o valor da doação;

Após o pagamento, é imprescindível comunicar o CEJPII para que sua doação chegue à escola. Para isso, envie um e-mail para [email protected] contendo as seguintes informações: uma cópia da DARF, o comprovante de pagamento da mesma e seus dados pessoais no corpo do e-mail (nome completo, CPF, endereço e telefone).

É uma maneira de colaborar com essa causa sem interferir no orçamento mensal, principalmente em tempos de crise.

CEJPII
A educação é uma das armas mais poderosas e capazes de mudar o mundo. Investir em educação é acreditar no futuro, é contribuir para um mundo melhor. Em 2020 o Centro de Educação João Paulo II (CEJPII) completa 10 anos de funcionamento. Fundada pelo professor Belmiro Castor, a escola recebe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e oferece atendimento em período integral e regime no contraturno, com ensino regular, atividades culturais, orientação nutricional, quadras esportivas e biblioteca.

Todo esse tempo de trabalho do CEJPII só foi possível graças às doações recebidas. O centro recebe ajuda de alguns pais de alunos, de pessoas físicas e também de empresas. Todo o dinheiro arrecadado é utilizado exclusivamente para a estrutura da escola e para o ensino das crianças.