
O Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo acaba de lançar sua campanha anual de destinação do Imposto de Renda. A iniciativa permite que contribuintes pessoa física convertam até 6% do imposto que já pagariam ao governo em apoio direto aos mais de 400 mil atendimentos multidisciplinares realizados anualmente pela Organização.
O Pequeno Cotolengo foi eleito a Melhor ONG do Paraná e uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em 2024.
A destinação do IR é um mecanismo legal previsto por lei, e que possibilita ao cidadão direcionar parte de seus impostos para organizações sociais, sem qualquer custo adicional. “Não se trata de um gasto extra, mas de uma escolha consciente sobre a aplicação de recursos que, de qualquer forma, seriam recolhidos pelo governo”, explica Carlos Thomazelli, Gerente de Captação da Organização.
O Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo oferece atendimentos 100% gratuitos em suas unidades, que incluem 200 leitos de alta complexidade, 58 leitos de transição de cuidados e serviços em 42 especialidades médicas. A Organização também atende o público do Sistema Único de Saúde de Curitiba e região, com foco especial em pessoas com perda transitória ou permanente de autonomia e crianças com Transtorno do Espectro Autista.
De acordo com o Gerente de Captação, os recursos provenientes da destinação do IR são essenciais para manter a qualidade e abrangência dos serviços. “Cada contribuição via IR nos ajuda a garantir dignidade e cuidados especializados a quem mais precisa, além de sustentar terapias inovadoras como a equoterapia e o atendimento educacional especializado na Escola Pequeno Cotolengo”, afirma Thomazelli.
É possível doar até 6% do imposto, sendo 3% para projetos do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, e os outros 3% para o Fundo Municipal da Pessoa Idosa. A destinação é feita no momento da declaração, e após o pagamento do DARF de doação, até o dia 30 de maio, o contribuinte precisa enviar o comprovante para o Pequeno Cotolengo. O envio é necessário para que a Organização possa solicitar o valor arrecadado diretamente ao Fundo do Município.
“É importante ressaltarmos que nesse momento, as pessoas estarão doando para o Fundo Municipal, que após o prazo, fará o repasse para o Pequeno Cotolengo. Por isso precisamos do comprovante.”, explica o Gerente de Captação. Thomazelli afirma ainda que o Complexo recebe apenas doações do Fundo Municipal.
A Organização dispõe de uma equipe dedicada para orientar os contribuintes durante todo o processo de destinação. “Nosso objetivo é facilitar ao máximo essa jornada, mostrando como um simples direcionamento de recursos pode transformar vidas”, ressalta Thomazelli. O Complexo também enfatiza seu compromisso com a transparência, garantido através de um robusto Programa de Compliance que assegura o uso responsável de cada centavo recebido.
A campanha de destinação do IR do Pequeno Cotolengo segue até o final do prazo de declaração do Imposto de Renda, com expectativa de superar os valores arrecadados no ano anterior.
Os contribuintes que tiverem alguma dúvida, podem acessar o site: pequenocotolengo.org.br/doacao-pf-via-darf/ ou então entrar em contato com a equipe pelo (41) 3314-1900.
Sobre o Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo
O Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que realiza anualmente mais de 400 mil atendimentos multidisciplinares. Reconhecida pelo Ministério da Saúde, é a maior Organização do Paraná em seu segmento, com 8 Casas Lares, 4 Grandes Lares e 2 Unidades Hospitalares. Além dos atendimentos de saúde, a Organização mantém a Escola Pequeno Cotolengo, considerada uma das maiores escolas de educação especial do estado. Em 2024, foi eleita a Melhor ONG do Paraná e está entre as 100 Melhores ONGs do Brasil.