
Na próxima quarta-feira (21/06), às 11h, haverá a inauguração oficial do projeto Nadando com Daniel Dias em Curitiba (PR), que irá oferecer aulas gratuitas de natação para crianças e adolescentes com deficiência física, intelectual, visual, auditiva ou diagnosticados com TEA (Transtorno do Espectro Autista).
O lançamento contará com a participação do multicampeão paralímpico, padrinho e idealizador da iniciativa, e de Juraci Moreira, triatleta representante do Brasil em três Olimpíadas e atual gestor do projeto. Além disso, também confirmaram presença autoridades públicas da cidade, como o prefeito de Curitiba, Rafael Greca. O local será o Centro de Educação e Lazer Dirceu Graeser (Praça Osvaldo Cruz), na rua Brigadeiro Franco, 2335, Centro.
Os alunos, de 07 à 18 anos, terão acesso totalmente gratuito às aulas de natação duas vezes por semana. Crianças e adolescentes matriculados em escolas públicas têm preferência para integrar o projeto. Todos os participantes receberão uniformes para a prática esportiva e as aulas serão ministradas por profissionais capacitados, sempre no contraturno escolar.
Cabe lembrar que, para a temporada inaugural do projeto, foram disponibilizadas 192 vagas. As aulas serão realizadas em seis regionais (Bairro CIC, Boa Vista, Boqueirão, Osvaldo Cruz, Cajuru e Santa Felicidade).
“Para nós é uma alegria enorme em chegar ao Paraná com nosso projeto, pois temos o objetivo de impactar vidas não só no esporte, mas também na vida, por meio do esporte e da inclusão. Mais do que promover o bem-estar pela prática da natação, é também uma oportunidade importante de socialização, que auxilia no desenvolvimento de valores como o respeito, o trabalho em equipe e a disciplina, que podem ser aplicados em todos os âmbitos da vida”, explica Daniel Dias, idealizador do projeto e multicampeão paralímpico.
Mais tarde, às 15h, também na próxima quarta-feira (21/06), Daniel Dias irá acompanhar as atividades no Clube da Gente Bairro Novo, que está situado na rua Marcolina Caetano Chaves, 150, no Sítio Cercado, em Curitiba (PR).
Sobre o Instituto Daniel Dias
O Instituto Daniel Dias foi fundado em 2014 pelo maior medalhista paralímpico brasileiro, com 27 medalhas em Paralimpíadas, sendo 14 ouros, 7 pratas e 6 bronzes. Daniel ainda tem no currículo outros 40 pódios em Mundiais, sendo campeão 31 deles, além de 33 ouros em Jogos Parapan-americanos.
O Projeto foi criado para atender pessoas que apresentem deficiência de forma permanente. A ideia é usar a natação como instrumento para aprimorar os aspectos físicos, psicológicos, sociais e culturais. Com isso, pretende auxiliar no desenvolvimento geral dos alunos.
O Nadando com Daniel Dias em Curitiba tem execução do Instituto Daniel Dias, com apoio da Prefeitura de Curitiba é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa do Ministério do Esporte e Governo Federal. O projeto conta com o patrocínio da Volvo e ScanSource.