
O projeto Gurias do Long reúne mulheres de diversas idades, em Guaratuba, no Litoral, para a prática de surf. Mesmo no inverno, elas se reúnem mensalmente para aprender ou evoluir no esporte, mas também compartilhar histórias e conquistas. Com a intenção de reiniciar no surf e descontrair com outras mulheres, a artista e empresária Denise Sobanski, de 56 anos, buscou o projeto. Para ela, ficar em pé na prancha e compartilhar momentos de alegria com outras mulheres têm sido transformador.
“No encontro você vê mulheres buscando superação, se apoiando, e isso dá muita força. Foi um lance de superação, afinal eu estou com 56 anos, tenho problemas na coluna e passei uma fase difícil na minha vida desde 2018. Eu me senti renascendo no encontro, me despertou várias certezas que eu tinha a respeito de mim mesma e que havia esquecido”, afirma Denise.
A terapeuta, Mariana Dias Nogueria, de 38 anos, diz que surfar sempre foi um sonho e que os benefícios dos encontros vão além das aulas e promovem efeito cascata para a vida. ”Pra mim foi uma virada de chave porque desde pequena eu sonho em surfar, quando conheci o grupo eu vi uma oportunidade. O projeto é lindo, uma união feminina de incentivo, de vínculo afetivo, além das amizades que estou conquistando, pra mim está sendo transformador. Cada onda é um aprendizado e você tira sempre uma lição e leva isso pra sua vida”, pontua.
Autoconhecimento através do surf
Trata-se de um trabalho que vai muito além do surf. Uma das idealizadoras do projeto, Elis Murara, destaca que o objetivo é promover o encontro de mulheres que já surfam, que estão aprendendo e aquelas que têm o interesse de iniciar no surf. Além disso, ela afirma que o projeto pode ser uma ferramenta de empoderamento.
“O surf tem essa capacidade de trazer autoconfiança e autoestima. Quando as mulheres percebem que são capazes de ficar de pé, de aprender, remar, de evoluir em um esporte que ainda é majoritariamente masculino, elas começam a acreditar no seu potencial, se sentem mais fortes para lidar com outras questões da vida. As mulheres precisam acreditar em si, sem se privar dessas experiências. O surf é para todas”, afirma.
Conforme a coordenadora do projeto, Mariana Eggers, mesmo cada vez mais presente no mar as mulheres seguem enfrentando desafios para conquistar espaço e respeito no surf. Com isso, muitas acabam desistindo do esporte, entre os motivos estão: a falta de incentivo, vergonha, localização (por residirem longe do mar) e, até mesmo, por acharem que não são capazes de aprender. A idade também acaba sendo um impedimento para elas se aventurarem no esporte.
“O surf ainda é um esporte predominantemente masculino e a gente viu a importância de criar um coletivo feminino para que elas possam aprender juntas e terem coragem de iniciar no esporte. Notamos que por meio do projeto elas se sentem motivadas a aprender. Eu aprendi sozinha e com homens e não tive experiências muito boas, então é muito gratificante estar apoiando outras mulheres”, destaca Mariana.
Encontros mensais em Guaratuba
O projeto apoia as mulheres na prática de surf e proporciona a elas um espaço de autoconhecimento, um momento de liberar o stress, ou de apenas se divertirem. Neste sentido, o Gurias do Long busca otimizar o máximo a inclusão, promovendo essa cultura do surf para um número cada vez maior de mulheres.
Por meio de encontros mensais, o projeto Gurias do Long, proporciona essa conexão entre as mulheres por meio do surf. Os encontros são para todas as mulheres que estão em busca de autoconhecimento e da experiência de liberdade que o surf proporciona, independente se já tem experiência no surf ou se nunca teve um contato. Para isso, é oferecido todo o suporte técnico, por meio de aulas e equipamentos advindos de apoiadores do projeto. Nos encontros, além da prática do surf, são oferecidas outras atividades, como yoga e ginástica natural, além da tradicional roda de conversa entre mulheres e café da manhã.
A proposta visa proporcionar um momento de troca entre mulheres, para que elas possam formar novas redes de apoio, mas também, se divertirem juntas. As informações sobre o projeto e sobre os encontros mensais, podem ser acessadas no Instagram: guriasdolong.