Gente do Bem Dorcas

Projeto na Grande Curitiba abre campanha de doações para o Projeto Música no Bairro 2026

Editado por Mario Akira
projeto dorcas

Projeto Dorcas (Divulgação)

O Projeto Dorcas, uma iniciativa sociocultural sediada em Almirante Tamandaré que há 30 anos transforma a realidade de jovens por meio da arte, da cultura e da educação, abre a campanha de doações para o Projeto Música no Bairro 2026.

“Aqui nós oferecemos o contraturno escolar, com ênfase no reforço escolar e apoio à inserção de jovens no contexto acadêmico e mercado de trabalho, pois é disso que eles mais precisam”, explica a diretora do Projeto Dorcas, Darcle Cunha.

“Queremos promover a inclusão social e fortalecer vínculos comunitários não apenas com aulas e apresentações, mas despertando talentos.” A ideia é ajudar essas crianças e jovens a se valorizar e enxergar novos horizontes para o futuro, com oportunidades reais de desenvolvimento.

Em 2026, o projeto chega à 10ª edição do Música no Bairro, um dos mais importantes programas de formação musical da região metropolitana de Curitiba. A proposta é continuar levando aulas, apresentações e atividades culturais à comunidade atendida, no bairro Bonfim. São mais de 300 crianças e adolescentes que conhecem o poder de transformação do contato com as artes e a educação.

Empresas e pessoas físicas podem contribuir por meio de doações com incentivo fiscal, de forma simples e segura, por meio da Lei Rouanet. A meta é captar 100% da verba autorizada.

Saiba como doar

É muito fácil participar e apoiar o Projeto Música no Bairro 2026. Basta seguir os três passos abaixo:

  1. Faça um depósito ou transferência para a conta do projeto

Dados bancários do projeto:
PRONAC 254626
Banco do Brasil
Agência: 0009-4
Conta Corrente: 493.666-3

Depósitos identificados para não correntistas do Banco do Brasil:
Realizados diretamente no guichê do caixa do Banco do Brasil

1º Identificador: informar o seu CPF ou CNPJ

2º Identificador: selecionar a opção Patrocínio ou Doação

Transferências de BB para BB (correntistas):
Via Internet Banking ou caixa eletrônico, escolhendo a opção Transferências > Depósito Identificado > Entre Contas Correntes

1º Identificador: informar o seu CPF ou CNPJ

2º Identificador:

    Pessoas Jurídicas: digitar o algarismo 1

    Pessoas Físicas: digitar o algarismo 2

No campo “finalidade”, selecionar Patrocínio com Incentivo Fiscal ou Doação com Incentivo Fiscal. CNPJ do favorecido: 7.983.650/0001-43

  1. Envie o comprovante
    Após o depósito, o doador ou patrocinador deve enviar o comprovante para arlete@dorcas.org.br, a fim de que seja emitido um Recibo de Mecenato, que servirá como comprovante para a renúncia fiscal.
  2. Benefício fiscal
    O valor doado poderá ser deduzido do Imposto de Renda devido no ano seguinte, conforme as regras de incentivo à cultura.

“Com a sua contribuição, o Projeto Dorcas pode ajudar a fortalecer a comunidade atendida e continuar transformando vidas por meio da arte”, salienta Darcle.

O Projeto Dorcas está inserido em um dos maiores bolsões de pobreza do Vale do Ribeira. Apesar de estar na Região Metropolitana de uma capital tão bem conceituada como Curitiba, é um lugar de condições de moradia, educação, saneamento básico e saúde precárias. Ali, por meio de muito planejamento e o trabalho de professores e voluntários, tem sido possível promover a inclusão social e o desenvolvimento integral de muitas famílias.

Sobre o Projeto Dorcas: O Dorcas é administrado pela Associação Evangélica Cristo Redentor (AECRI) e tem como principal apoiadora a Comunidade Luterana do Redentor, de Curitiba. Conta também com doações de pessoas físicas e jurídicas e de instituições parceiras. O Projeto Dorcas é reconhecido pelo poder público e pela população local como uma entidade séria e comprometida com o bem estar da comunidade onde está inserida, o bairro Bonfim, em Almirante Tamandaré, buscando aplicar com a máxima eficiência e responsabilidade os recursos adquiridos através de doações.

⚠ Comunicar erro