Com a pandemia do novo coronavírus, um equipamento ganhou destaque no Brasil: as máscaras. De uso obrigatório no Paraná e em Curitiba, virou praticamente um símbolo da prevenção solidária contra a doença. O material atua como uma barreira física, diminuindo a exposição de gotículas e o risco de infecção. E, nas últimas semanas, também virou peça importante da solidariedade, com doações vindas de todas as partes para atender categorias na linha de frente e aquelas mais vulneráveis.
Para ajudar nesse combate, o Palladium Shopping Center Curitiba, junto com a Santiago Comunicação do Bem e com a loja Serviços do Futuro, confeccionou máscaras reutilizáveis com estampas exclusivas de sorrisos, criadas pela agência parceira. As chamadas “Máscaras da Alegria” foram distribuídas aos colaboradores das operações de alimentação que atendem em forma de delivery e aos clientes que fizeram pedidos.
Para motoristas
Depois de entregar mais de 2 mil máscaras de tecido para frentistas, motoristas de aplicativos e vendedores de lojas de carros, agora é a vez dos motoristas curitibanos. O portal de venda online de automóveis socarrao.com iniciou em abril uma ação que reuniu vários voluntários, R$ 20 mil e muita disposição. A iniciativa começou quando o diretor da empresa percebeu que alguns profissionais como frentistas e atendentes de postos de gasolina estavam trabalhando sem proteção. Aí então familiares e funcionários da empresa decidiram unir forças e colocar a mão na massa.
A ação deu tão certo que amanhã será ampliada para toda a população. Em parceria com grupo do facebook Os Chapeleiros, o SóCarrão vai distribuir mais mil máscaras de tecido para motoristas que passarem em frente à empresa, localizada na Avenida Getúlio Vargas. A ação ocorre das 8 horas ao meio-dia ou até todas as máscaras serem entregues. A distribuição acontece na Getulio, sinaleiro esquina com a rua Bento Viana.
Descartáveis
A Perverts Cenografia doou para a Prefeitura de Curitiba 2 mil máscaras descartáveis. A entrega foi feita ontem. O material foi encaminhado para a Fundação de Ação Social (FAS), que o distribuirá a pessoas em situação de rua atendidas pelo Mesa Solidária, programa de distribuição gratuita de lanches em dois restaurantes populares de Curitiba.
36 mil máscaras-escudos foram fabricadas e entregues para profissionais da saúde em pouco menos de dois meses. Os equipamentos são fabricados pelas universidades estaduais e pelo sistema penitenciário. A ação atravessa o Paraná de Norte a Sul, Leste a Oeste.
Homenagem
Estúdios se unem para ‘doar’ tatuagens para profissionais da saúde
A INK Society, entidade que reúne sete estúdios de tatuagem e uma escola, lançou uma campanha em homenagem aos profissionais de saúde atuantes no combate à Covid-19. Com o nome de “Heróis da Saúde” a campanha possui um símbolo — um estetoscópio com um coração — que será transformado em tatuagem na pele de 160 profissionais. Serão 40 tatuadores e tatuadoras das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba envolvidos na ação, que acontecerá em forma de sorteio nas redes sociais. O lançamento da campanha foi ontem, para marcar o Dia Internacional da Enfermagem. “O objetivo é demostrar nosso agradecimento a médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, e todos os profissionais que estão na linha de frente da pandemia.
Para isso, reunimos os estúdios da INK Society e faremos gratuitamente as tatuagens nos profissionais sorteados. Será tatuado o símbolo da campanha desenvolvido pelos nossos artistas e desta forma nossa homenagem ficará gravada para sempre”, conta Patrícia Guimarães, da INK Society. Serão sorteadas 100 tatuagens em São Paulo, 30 em Curitiba e 30 no Rio de Janeiro. Para participar, profissionais da saúde atuantes no combate à pandemia devem comentar “Sou da saúde” no post oficial da campanha “Heróis da Saúde” nos perfis do Instagram dos participantes. Quem não é da área, pode homenagear marcando um profissional da saúde por vez. Os detalhes de participação na campanha estão descritos nos links abaixo, referente à ação de cada cidade. O sorteio acontecerá no dia 5 de agosto.