O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem,  em entrevista em Havana (Cuba), que considera “abominável” o seqüestro de seres humanos. A declaração foi feita em resposta a uma pergunta sobre a prática do grupo Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) de capturar pessoas. “É abominável essa história de seqüestros”, declarou Lula.

Cortes
Após a reunião em que os presidentes dos tribunais superiores conversaram com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie, sobre os cortes que deverão ser feitos no Orçamento do Poder Judiciário, a ministra mandou recado ao governo federal. Gracie avisou que cortes no orçamento do Judiciário podem acabar prejudicando a arrecadação de recursos pela União.

Tiroteio
Pelo menos uma pessoa morreu e outras 13 foram presas, durante uma operação da polícia civil, ontem, nos morros da Pedreira e da Lagartixa, em Costa Barros, zona norte do Rio de Janeiro. Durante a operação, o objetivo dos policiais era localizar o chefe do tráfico na região, o Babi, além de cumprir mandados de prisão. Após um tiroteio entre policiais e traficantes, o olheiro de uma das favelas foi morto, de acordo com informações dos policiais da DRFC.

Heroína
A Polícia Federal (PF) prendeu ontem um casal de colombianos com 11,5 quilos de heroína no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo. O homem e a mulher haviam desembarcado de um vôo procedente da Colômbia. Após retirarem as malas da esteira, os agentes da PF pediram para que eles fossem até a Receita Federal. Lá, a bagagem passou pela raio X, que detectou a droga. A heroína estava escondida em forros costurados em roupas.