Até 27 de julho, a corrida de bicicletas mais famosa do mundo – Tour de France – vai desbravar, para os apaixonados dos campeonatos ciclísticos, os principais monumentos nacionais da herança cultural da França.Mostrando séculos e séculos de história e arte, fazendo pano de fundo para os atletas das duas rodas, que procuram a glória, passando por memoráveis paisagens.

O evento começou em Cambridge, com a presença do príncipe Williams e Kate Middleton, ambos também com o título de duque e duquesa de Cambridge, cidade famosa por sua universidade. É a quarta vez que o torneio ciclístico passa pelo território inglês. Uma rota de 21 etapas, com a parte inglesa terminando em Londres, depois de 3.664 quilômetros de percurso, incluindo passagem pela Bélgica e Espanha, para acabar na festa do Arco do Triunfo, em Paris.

Trinta e quatro países estão participando e o maior número de ciclistas é da França, Espanha, Itália e Holanda. O Brasil está fora. O evento anual de ciclismo de estrada aconteceu pela primeira vez em 1903, para promover a venda da revista l’Auto e só foi interrompido durante as duas grandes guerras mundiais. As origens também envolveram política, quando a França ficou dividida pelo célebre caso Dreyfus, no século XIX, quando o capitão do exército francês foi condenado, acusado de vender segredos militares aos alemães.

Dayse Regina Ferreira

Arco do Triunfo, tradicional final da Tour de France, depois de 3.664 quilômetros das 21 etapas

Ao ganhar projeção, o evento foi ampliado em seu circuito, até contar com ciclistas do mundo todo. É hoje organizado pela UCI World Tour, responsável pelo Tour de France, Giro d’Italia e a Vuelta a España, com provas durante 3 semanas.

O Tour de France 2014, depois de passar pela Villa Caurois (Lille), segue para o Palais de Tau (Reims) no dia 10, o Real Monatério de Brou (Rhônes-Alpes) no dia 17. Depois será a vez da cidade fortificada de Mont-dauphin (Alpes) no dia 19 e a Abadia de Montmajou (Provença), dia 20.

As torres e muralhas de Aigues-Mortes (Languedoc-Roussilon) terão destaque no dia 20 e o Castelo e muralhas da bela Carcassone (Languedoc-Roussilon), no dia 22.No mesmo dia 22, a Conciergerie de Paris, para terminar a festa no dia 27, no Arco do Triunfo.

Embora a rota mude a cada ano, sempre inclui a passagem pelas montanhas dos Pireneus –Alpes , terminando em Champs-Élysées, em Paris, depois de 21 etapas e 23 dias.O vencedor recebe o tradicional maillot jaune e a consagração internacional do centenário evento. Desde que não seja acusado de dopagem, é claro.


Dayse Regina Ferreira

DESTAQUES

PROJETO FARAÔNICO
Mais um: Dubai vai construir um centro comercial do tamanho de uma cidade. O projeto faraônico, batizado de Mall of the World, vai ocupar 743 mil metros quadrados – ou seja – o tamanho de uma cidade.

O mundo árabe, que já é um dos maiores centros comerciais do mundo, está concentrando sua economia em serviços e no Turismo, sabendo que a hora do petróleo vai chegando ao fim. E pensar que tanta riqueza, tanto planejamento, tem pouco mais de 40 anos…

TURISMO É DINHEIRO
Na França, o Turismo representou 7,3% do PIB em 2012 e é responsável por 2 milhões de empregos diretos e indiretos. Prioridade nacional, já que o país de Proust é o primeiro destino de viagens no mundo, recebendo 83 milhões de visitantes estrangeiros (2012). Eu disse 83 milhões, você leu certo. E nós, heim? Pense só em quantas vezes cabe a França em nosso território…

Com receita de 41,7 bilhões de euros, a França está em terceiro lugar no lucro, depois dos Estados Unidos e Espanha no setor do Turismo. O objetivo dos franceses é chegar a receber 100 milhões de estrangeiros ao ano. Não vai demorar.

Fotos: Reprodução

O príncipe Williams, a esposa Kate e o príncipe Harris participaram do início da Tour de France 2014  em Cambridge

LUGARES CLASSIFICADOS PELA UNESCO
Na França dez das cidades classificadas são destaque: Cidade Fortificada de Carcassone; Catedral Notre-Dame de Reims, obra prima da arte gótica; Castelo de Versailles; Monte Saint-Michel e sua baía; Provins, cidade medieval próxima de Paris; Palácio e Parque de Fontainebleau; Cidade episcopal de Albi; Margens do Sena –Paris; Canal du Midi, com seus 360 km navegáveis, assegurando a ligação entre o Mediterrâneo e o Atlântico; Gruta Chavet, em Ardèche.

UNIWORLD EM BORDEAUX
A Uniworld Boutique River Cruises tem roteiro de sete noites a bordo do River Royale, com embarque em Bordeaux, capital da Aquitânia (costa sudoeste da França). Um roteiro especial para amantes do vinho, com seleção especial das melhores castas para o cruzeiro temático. A vinícola Saint-Emilion fará degustação no Château d’Arsac.

O itinerário começa com a chegada no aeroporto internacional de Bordeaux-Marignac, onde o navio fica atracado no coração da cidade. Oportunidade para visitar o mercado popular de Saint-Michel ou fazer passeios pelas proximidades.

A viagem inicia cruzando o rio Garone, passando por Gironde e Pacillac. O ônibus da Uniworld – Prova do V inho, leva os passageiros para a visita ao Châteaux d’Arsac, para degustação de vinhos às cegas, na procura do melhor ao paladar de cada um. O passeio também pode ser feito com bicicletas, que o navio oferece.

Na sequência, cruzando os estuários de Gironde, para Blaye, com passeio panorâmico ao longo da Rota da Corniche Florida, visitando o forte de Blaye, patrimônio mundial da Unesco.

O Tour Bergerac, no extremo sul do Périgord, é a chance de fazer o passeio a pé pela cidade, para conhecer o mercado de produtos regionais artesanais, além de visitar o Château de Monbazillac, com vista para Bergerac e o rio Dordogne.

O quinto dia de viagem segue para Libourne (Saint-Émilion), cruzando o rio Dordogne. Passeio a pé com degustação de vinhos e visita noturna exclusiva de Bordeaux. Oportunidade para conhecer a arquitetura histórica e os vinhedos de Saint-Émilion, primeira região de vinhos protegida pela Unesco.

A outra escala é em Cadillac, um belo passeio por castelos e vinhedos de Sauternes, com parada para almoço com especialidades regionais e degustação de vinhos no Château d’Arche.

A viagem termina em Bordeaux, para transfer ao aeroporto Bordeaux- Mérignac. A tarifa é de 3.199 dólares por pessoa, com próximas saídas nos dias 17 de julho, 2 e 9 de novembro. Na tarifa estão incluídas todas as refeições e bebidas (vinho, cerveja, destilados, café, chá e água), jantares especiais de boas-vindas e despedida com o capitão, além de 10 excursões em terra com guias especializados locais (em inglês) e transfers de chegada e partida.

Comercializam o cruzeiro fluvial a Ancoradouro, Agaxtur, Blue Sea, Discover Cruises, Explore Travel, Primetour e Queensberry.


23 dias entre Cambridge (Inglaterra) e Champs Elysées (Paris) no Tour de France

100 EUROS A NOITE
Por menos de 100 euros a noite, com café da manhã incluído, está sendo a promoção de abertura do Max, hotel boutique na rua d’Alessia, XIVe. arrondissement de Paris. Novinho em folha, o hotel é um charme só, no bairro próximo de Montparnasse. Terraço privativo, com chão de madeira teca, móveis da marca famosa Luxembourg de Fremob, a varanda está nos quartos 33 e 35. Os apartamentos estão no terceiro e último andar do hotel e dão vista para a tranquila rua Saône, em frente a um prédio de escritórios.

O que quer dizer que a vizinhança fica ainda mais calma nos finais de semana e todos os dias, a partir das 18 horas. O que quer dizer também que dá para tomar banho de sol no terraço e curtir a varanda na hora do aperitivo, sem testemunhas.

Até fins de agosto, alto verão no hemisfério norte, a tarifa por noite inicia em 90 euros.No segundo andar e no térreo, os quartos 14 e 24 custam 114 euros, por serem maiores e por causa da decoração diferenciada.

Qualquer que seja a vista – para a rua Aléssia ou Saône – todos os 19 quartos são simples, com paredes creme, chão de tábuas claras, móveis confortáveis, mas que não ocupam espaço, da marca Alki ou feitos sob medida. Lustres Flos e máquina de café Nexpresso em todos os cômodos. O toque colorido é dado por almofadas, cortinas, cobertura de cama. E nos quadros da portaria, assinados por Jaroslav Juren, pintor tcheco que sempre expõe nas galerias do Marais.

O hotel 3 estrelas está entre as paredes do antigo Jardins d’Alá, um duas estrelas que exigiu sete meses de trabalhos de renovação. O projeto é do arquiteto Jean-Luc Lebres, perito em dominar pequenos espaço, usando um máximo de claridade no ambiente.O banheiro tem chuveiro italiano com bom espaço e, debaixo da pia, uma prateleira grande em madeira. A luz é perfeita, sem néon, o que garante uma maquilagem sem defeitos. Os produtos de banho são Algotherm.


Cruzeiro marítimo dedicado ao vinho, partindo de Bordeaux, a pedida da temporada

No térreo, parte comum, há três ambientes: um pequeno espaço business, com computador e os jornais do dia; balcão da recepção assinado por Philippe Starck; e uma biblioteca, que separa a sala do café da manhã buffet. Onde são servidos pães e doces da Saibron, um dos dez melhores boulangersde Paris.

Há dois terraços comuns – um no terceiro andar, entre as duas varandas privativas, e outro na esquina das ruas Aléssia e Saône, pequeno mas charmoso, com grades de ferro trabalhado e uma parede vegetal.

O lugar é pouco conhecido dos turistas, mas é muito frequentado pelos parisienses. Os mesmos proprietários do hotel abriram em 2012 o Fred, também hotel-boutique. Veja no www.hotel-max.fr


101 anos depois, está acontecendo o maior evento ciclístico do mundo, o Tour de France, com participação de 34 países

Um lembrete: a rua Aléssia sempre foi conhecida por causa das pontas de estoque de grandes marcas de roupas e acessórios franceses.