A Valmet Automotiv, uma startup dinamarquesa, confirmou que deu início à produção em série do Lightyear 0, carro mais aerodinâmico da história. Rotulado pela marca de “primeiro carro verdadeiramente solar do mundo”, o modelo tem como principal objetivo, segundo a própria fabricante, abrir caminho para a transformação da mobilidade.

O sedan Lightyear 0 tem como principal característica ser composto por painéis solares, vai entrar em produção seriada e terá, naturalmente, o sol como uma fonte auxiliar de energia.

Como exemplo, duas horas de luminosidade são suficientes para fornecer energia para percorrer 20 Km, havendo um limite de 70 quilômetros por dia, praticamente o dobro do habitualmente percorrido em média pela população nos grandes centros urbanos globais, em que a média não ultrapassa os 30 km por dia.

O Lightyear 0 à primeira vista não parece diferente de outros carros elétricos, mas possuí painéis solares em toda a parte superior do capô até a sua traseira.

Os painéis solares atuam como auxiliares na entrega de energia para o motor elétrico de 60 KW/h dando uma autonomia de 500 Km quando conduzido a uma velocidade limitada 110 Km/hora.

Ainda como características do modelo, a velocidade máxima do Lightyear 0 é de 160 Km/hora, com o banco rebatido a capacidade do porta-malas é de 474 litros e a distância em relação ao solo de 183 mm o torna ideal para qualquer tipo de terreno.