A Grande Família tem motivos de sobra para comemorar. O seriado chega ao episódio de número 200 e acaba de gravar o longa-metragem A Grande Família! O Filme, previsto para estrear em janeiro de 2007. No episódio Dona Beiçola, que vai ao ar nesta quinta-feira, dia 14, Tuco (Lucio Mauro Filho) lê calmamente as notícias do dia. Rindo, ele comenta com Nenê (Marieta Severo) o caso de um homem que vestiu as roupas da mãe para receber pensão dela e foi preso.
A dona de casa se interessa pela notícia e, para seu espanto, se depara com um nome familiar: Etelvina! No ato ela imagina que o amigo Beiçola (Marcos Oliveira) se meteu em uma grande encrenca.
Nenê decide ir até a delegacia para ajudar o pasteleiro. Beiçola, dentro da cela, assume uma nova personalidade, incorporando o doutor Aberlado, sua porção advogado. Nenê explica para o delegado que Beiçola sofre de um probleminha, e ele decide chamar a ambulância para levá-lo ao hospital psiquiátrico.
Comovida com a situação de Beiçola, Nenê assume a pastelaria, convoca o assistente do pasteleiro (Willian Guimarães) e faz uma verdadeira revolução no estabelecimento: limpa a cozinha, enfeita as mesas com flores e até coloca recheio no pastel de camarão.
No entanto, Lineu (Marco Nanini), Tuco e Marilda (Andrea Beltrão) não apóiam a novidade porque acham que Nenê não está pronta para trabalhar no comércio. Ela não gosta da censura e decide provar que todos estão errados.
De início, os pastéis são um sucesso, mas logo Nenê enfrenta um grave problema porque não consegue cobrar dos clientes e acaba com um enorme saldo devedor. Ela bem que tenta pedir ajuda para o marido com o livro caixa, mas ele, se esquiva e avisa que vai dormir na sala por causa do cheiro de fritura impregnado em Nenê.
Mesmo com tantos obstáculos, Nenê não desiste de “tocar” os negócios de Beiçola, e vai cobrar o aluguel de Agostinho. Sabendo que a sogra tem um grande coração, o taxista inventa que está doente e não pode pagar. Repreendido por Bebel, Agostinho vai desmentir a farsa e pedir desculpas à Nenê, que percebe que está sendo muito tolerante com os amigos.
É aí que nasce uma nova Nenê, bem mais radical: cobra as refeições de Lineu e Tuco, apressa Marilda a pagar a conta que deixou na pastelaria e pega o presente que Agostinho deu à Bebel, para cobrir o aluguel atrasado. Consternado com a mudança de Nenê, Agostinho leva um jornalista (Kiko Mascarenhas) para conhecer a pastelaria e para “dar um up” nos negócios.
Mas Nenê não está muito preocupada com a opinião dos outros. Nenê passa a administrar a loja exatamente como Beiçola e começa a fazer até mesmo os famosos pastéis “de vento”. Resta saber como a clientela vai receber as novidades de “Dona Beiçola”.
O episódio Dona Beiçola tem redação de Max Mallmann, Nelson Caldas Filho e Bernardo Guilherme. A direção do episódio é de Luis Felipe Sá e a direção do programa de Maurício Farias