Para muita gente, os anos 80 representaram um período de muitas loucuras. Muitas delas podem ser agora resgatadas em “Mãe na Zona”, do publicitário e escritor gaúcho Antônio Costa Neto, também conhecido como Toninho Neto.
O livro nasceu de uma conversa do autor com o poeta e compositor Cazuza e Caio Fernando de Abreu no Madame Satã – SP, um antológico point cultural nos anos 80, onde se reuniam artistas e intelectuais.
Eles começaram a definir o que seria “Mãe na Zona”, e Caio convidou Antônio Costa Neto para escrever uma crônica para ser publicada na antiga Revista AZ.
Toninho escreveu, e a crônica fez um tremendo sucesso. Na época, várias pessoas entraram em contato com a redação, por carta ou telefone, elogiando o trabalho.
Caio sugeriu então que Toninho escrevesse um livro com o conteúdo da crônica. Foi o que Toninho fez. Só que 20 anos depois.
Mas a época parece ter sido bem escolhida. Afinal, os anos 80 voltaram com tudo à moda.
“Mãe na Zona” é um livro semi-autobiográfico. Uma história ambientada nos anos 80, que poderia muito bem ser o relato de muitos que viveram intensamente essa época.
Francisco, personagem principal, é um publicitário e aspirante a escritor
que sai de Porto Alegre e vai para São Paulo tentar o sucesso, a fama, o
dinheiro e a vida de artista.
Apresentado por sua namorada a um famoso escritor, Francisco acaba
dividindo com ele um apartamento e entra definitivamente de cabeça no underground, nos excessos das grandes festas e grandes paixões. Inquieto, sempre em busca de uma satisfação que não existe, Francisco viaja pelo mundo e relata suas aventuras por diferentes países até o momento em que volta para São Paulo, decidido a tomar juízo e a levar uma vida normal. Ao invés disso, Francisco continua tomando todas e entrando cada dia mais no mundo do sexo, das drogas, do álcool e do rock’n’roll. Essa história, que poderia ser simplesmente uma tragédia, tem momentos de puro e fino humor.
Sobre o autor:
Luis Fernando Verissimo, que escreve o prefácio da obra, diz que Antônio Costa Neto é um dos melhores escritores de humor no Brasil.
Antônio Costa Neto estudou Filosofia e Ciências Sociais na UFRGS. Aos 17 anos começou a escrever crônicas de humor para jornais gaúchos. Antes de se formar, começou a trabalhar em publicidade, convidado pelo próprio Verissimo.
Foi interino dele no Zero Hora e escreveu várias peças de Teatro, como “Cem Modos” e “A Verdadeira História de Édipo Rei” entre outras. Em 83, lançou seu primeiro livro “O Mais Vendido”.
Em 85 mudou-se para São Paulo, onde trabalhou nas maiores e melhores
agências de publicidade do país, ganhando vários prêmios nacionais e
internacionais.
Colaborou com várias revistas e jornais de São Paulo. Em 98 foi transferido para Miami, para ser Diretor de Criação para América Latina de uma multinacional. Hoje vive em Miami, onde possui uma empresa de consultoria de marketing, nas áreas de criação e planejamento. Na área de marketing político, trabalhou na campanha de Antonio Villaraigosa, eleito prefeito de Los Angeles, e de John Kerry, candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos.
Ficha técnica:
Mãe na Zona – 112 páginas
Lançamento Matrix Editora – Preço: R$ 19,00