O Dia Mundial da Luta contra a Aids deste ano será marcado pela projeção internacional do I Festival Internacional de Humor em DST e Aids, já em cartaz em três espaços nobres de Nova Iorque, que chega no dia 1º/12 à Organização das Nações Unidas (ONU) e inicia turnê européia em Genebra (Suíça).
 
Do dia 1º/12 ao dia 09/01/2007, a “Drawing it Out: 1st. International HIV/Aids Cartoon Exhibition” – nome recebido para a turnê estrangeira – estará em cartaz no edifício sede da ONU, espaço visitado por autoridades e turistas de todo o mundo.
 
“Drawing it Out” também está em cartaz até o dia 1º/12 na galeria do Edifício Sede da Organização Internacional do Trabalho (OIT) em Genebra, na Suíça, onde cumpre temporada de cinco dias. O convite partiu da diretora do Programa HIV/ Aids e o Mundo do Trabalho da OIT, Sophia K. Kisting, que se sensibilizou com as “profundas mensagens que elas (as obras) contêm para convencer num contexto de humor”.
 
Para o “tour” em Manhattan, a mostra foi replicada e adaptada e ocupa outros três espaços nobres: o Gay Men’s Health Crisis, o Hostos Center for the Arts and Culture e a sede da IPPF/WHR. Depois de receber mais de 200 mil visitantes no Brasil e no México, a mostra chegou aos Estados Unidos a convite da Federação Internacional de Planejamento Familiar / Região do Hemisfério Ocidental (IPPF/WHR), em parceria com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids).
 
Os trabalhos do festival, promovido pelo Programa Nacional de DST e Aids/Ministério da Saúde e pelo Instituto do Memorial de Artes Gráficas do Brasil (Imag), estão divididos em três categorias – prevenção, tratamento e direitos humanos – e foram exibidos pela primeira vez em agosto de 2004, em Brasília (Brasil).  Em novembro do mesmo ano, a mostra ganhou nova dimensão com uma curadoria que investiu em mídias e formatos diferenciados, numa iniciativa do Centro Cultural da Saúde (CCS)/RJ, da Coordenação-Geral de Documentação e Informação (CGDI).
 
Criatividade induz à reflexão – Além México, Estados Unidos e Suíça, várias cidades brasileiras também já receberam a mostra que, por meio de um mosaico cultural que permite ao público uma abordagem criativa sobre a saúde pela ótica do humor e da arte, estimula uma reflexão sobre o tema HIV/Aids.
 
A exposição completa é composta por 300 cartuns criados por artistas gráficos de 50 países, incluindo Afeganistão, África do Sul, Áustria, Bélgica, Brasil, Chile, China, Coréia do Sul, Croácia, Cuba, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Índia, Israel, México, Peru, Romênia, Rússia, Sérvia/Montenegro, Turquia, Ucrânia e Uruguai. Os trabalhos podem ser vistos ainda na mostra virtual disponível em www.aids.gov.br/humor/english.htm e no www.ccs.saude.gov.br.