O vídeo mais comentado da internet em 2006 está de volta, numa versão educativa e debochada. No lugar da modelo Daniella Cicarelli e do namorado, Renato Malzoni Filho, o casal protagonista é formado por dois mosquitos gigantes, que aparecem em tórridas cenas de amor na praia.

As cenas foram feitas pelo governo do Rio Grande do Sul para uma campanha contra a dengue. “É na água que mosquito da dengue se reproduz”, alerta o vídeo, enquanto os insetos simulam sexo dentro da água.

A campanha é uma paródia escrachada do polêmico vídeo filmado por um paparazzo e colocado na internet em setembro. Nas imagens, o casal Cicarelli e Malzoni Filho é flagrado numa praia da Espanha em carícias explícitas na areia e numa suposta cena de sexo no mar.

A versão gaúcha foi filmada na orla do Rio Guaíba, em Porto Alegre. O mosquito fêmea veste um biquíni de bolinha, está de óculos escuros e usa batom. O macho veste uma sunga verde.

A propaganda é pontuada por frases em espanhol. No vídeo original, Cicarelli toma uma bebida e se lê “sangría para refrescarse”. Na paródia, a frase que aparece é “sangre para refrescarse” – é de sangue que o mosquito se alimenta.

No final, as frases – em português – alertam que não se deve deixar água parada, pois é nesse ambiente que o transmissor da dengue se reproduz. Após as cenas de amor, sorridente, o casal de mosquitos sai do mar ajeitando as roupas de banho.

A propaganda está sendo divulgada exclusivamente na internet, no YouTube, o mesmo site que mostrou as imagens de Cicarelli pela primeira vez

“A dengue está muito batida. A população olha e diz: ‘De novo aquela informação, daquela mesma forma’. Com o vídeo, tentamos renovar o interesse”, explica Francisco Paz, diretor do Centro de Vigilância em Saúde.

Rio Grande do Sul e Santa Catarina são os únicos Estados onde não há o vírus da dengue. Os poucos doentes se contaminaram em outras regiões. Esses Estados têm o mosquito Aedes aegypti – daí a necessidade de campanhas. Em 2006, 280 mil pessoas contraíram a doença no País.

A campanha foi colocada na rede em 22 de dezembro e, segundo o governo gaúcho, já foi vista por quase 280 mil internautas. “Além de um custo menor que um comercial de TV, esse tipo de vídeo tem ‘capacidade viral’: a pessoa vê e quer compartilhar com os amigos”, afirma Eduardo Axelrud, da Escala Comunicação, a agência que criou a campanha.

O casal Cicarelli e Malzoni Filho processou os sites que reproduziram o vídeo. O governo gaúcho diz que não teme ser levado à Justiça. “Nosso único objetivo é conscientizar a população”, diz Paz. Assessores de Cicarelli disseram que ela não falaria sobre a paródia.