
Francisley Valdevino da Silva, que ficou mais conhecido como o ‘Sheik dos Bitcoins’, deixou a prisão neste final de semana. Desde novembro de 2022 detido na Casa de Custódia de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), ele foi solto por decisão da Justiça Federal, mas não poderá sair do país e nem se ausentar da cidade.
Francisney é apontado como chefe de um esquema fraudulento (uma pirâmide financeira com comercialização de criptomoedas) que movimentou aproximadamente R$ 4 bilhões. Alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) no ano passado, ele agora responde na Justiça por organização criminosa, estelionato, obter lucros de forma ilegal, lavagem de dinheiro e emitir valores mobiliários sem registro prévio.
Agora em liberdade, o investigado terá de entregar seu passaporte, não poderá se ausentar da cidade e muito menos deixar o país. Além disso, ele não poderá frequentar as empresas que fazem parte do grupo econômico investigado e deve permanecer afastado de atividades profissionais relacionadas à atividade financeira de especulação e aluguel de criptoativos e captação desses recursos ou de qualquer outra moeda por meio das empresas por ele controladas.