Um adicional de férias de 50% para todos os servidores e 120 desembargadores foi regulamentado no Tribunal de Justiça (TJ) do Paraná. A medida, aprovada durante sessão no dia 9 de janeiro de 2012, foi divulgada pelo órgão apenas nesta terça-feira (06).
O valor é 20% superior ao recebido pelos profissionais contratados conforme a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que determina o pagamento de 30% do salário como adicional de férias.
Segundo o decreto, eventuais vantagens dos servidores como função de direção, chefia e assessoramento também serão garantidas no cálculo.
O benefício é válido para quem for retirar férias a partir de 2012, quem tiver férias vencidas receberá 30% de adicional de férias.
Antes, o TJ-PR já havia causado polêmica devido a compra de 90 carros zero quilômetro para transportar os desembargadores de casa para o trabalho. Cada veículo custou R$ 50 mil totalizando uma despesa de R$ 4,5 milhões. Alguns desembargadores, não agradados com a medida, se pronunciaram contra o benefício e rejeitaram o veículo.