Curitibano é indicado para assumir cargo de ministro do STJ

Redação Bem Paraná com agências online

O curitibano Joel Ilan Paciornik, desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), foi indicado pela presidente Dilma Rousseff para ocupar o cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A vaga foi aberta com a aposentadoria de Gilson Langaro Dipp.

Graduado pela Faculdade de Direito de Curitiba (hoje UniCuritiba) e mestre em direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Paciornik foi escolhido por Dilma a partir de lista tríplice eleita pelo Pleno do STJ. Agora, passará por uma sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal e, posteriormente, terá seu nome submetido à aprovação do plenário da Câmara dos Deputados. 

Além do curitibano, também foi  indicado o desembargador Antonio Saldanha Palheiro, do Tribunal de Justiça (TJ) do Rio de Janeiro, para ocupar a vaga decorrente da aposentadoria do ministro Sidnei Beneti.

O STJ é composto por 33 membros, dos quais 11 são escolhidos entre desembargadores federais, 11 entre desembargadores estaduais e outros 11 entre integrantes do Ministério Público e da advocacia.