tre
Foto: Arquivo/TRE-PR

Nesta sexta-feira (1°), o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson foi eleito, por aclamação, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) para o biênio 2024-2025. Na mesma sessão, a Corte do TRE-PR elegeu o desembargador Luiz Osório Moraes Panza para o cargo de vice-presidente e corregedor regional eleitoral. 

A definição de quem ocupará a Presidência e a Vice-Presidência e a Corregedoria Regional Eleitoral foi resultado de consenso entre os desembargadores Sigurd Bengtsson e Luiz Panza, uma vez que este solicitou a palavra no início da sessão, declarando concorrer apenas ao cargo de vice-presidente e corregedor.

Fotografia de 9 homens e uma mulher perfilados no plenário do TRE-PR. Todos vestem togas, à exce...

Em seu discurso, o novo presidente do TRE-PR agradeceu aos membros da Corte pela oportunidade que lhe foi concedida e ressaltou o trabalho realizado na gestão do presidente Coimbra de Moura. O desembargador Sigurd Bengtsson destacou a alegria de trabalhar com o desembargador Panza, a quem se referiu como um exemplo por sua conduta, uma referência para todos aqueles que o conhecem, em especial as suas alunas e os seus alunos.O presidente eleito afirmou que “fará o possível para engrandecer o trabalho do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná”, e que, em sua gestão, “nunca se ouvirá um ‘eu’ de sua parte, mas sempre um ‘nós’”.

O presidente do TRE-PR, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, deu as boas-vindas à nova cúpula diretiva da instituição, destacando o trabalho de excelência desenvolvido pelas servidoras e pelos servidores da Justiça Eleitoral do Paraná. Em seu discurso, lembrou as ações de inclusão desenvolvidas em sua gestão, como o Programa Cidadania Plena, destacando a necessidade de a Justiça Eleitoral se voltar ao atendimento do público em situação de vulnerabilidade.


Presenças

Estiveram presentes à sessão, além do presidente do TRE-PR, o vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Fernando Wolff Bodziak; os juízes-membros da Corte, os doutores Anderson Ricardo Fogaça; Guilherme Frederico Hernandes Denz; Thiago Paiva dos Santos; Julio Jacob Junior; a desembargadora federal Claudia Cristina Cristofani; além do procurador eleitoral, doutor Marcelo Godoy.

Currículos

O desembargador Sigurd Roberto Bengtsson é natural de Curitiba. Ingressou na magistratura em 1989, atuando em Wenceslau Braz como juiz substituto, e em Nova Londrina, Toledo e Curitiba como juiz titular. Tornou-se desembargador em 2014.

Já o desembargador Luiz Osório Moraes Panza é natural do Rio de Janeiro. Formou-se em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Foi nomeado juiz em 1990, atuando em Campina da Lagoa, Santa Mariana, Medianeira e Curitiba. Tornou-se desembargador em 2010. É professor do curso de Direito das faculdades UniCuritiba e OPET.