A chapa “Combatividade, Coragem e União” registrou candidatura única para concorrer às eleições da direção da AMB. Magistrado paranaense, Frederico Mendes Junior aparece no centro (Divulgação/AMB)

Nascido em Paranavaí, no noroeste do Paraná, o juiz Frederico Mendes Junior deve se tornar em breve o mais novo presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Ele, que já foi presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), encabeça a chapa “Combatividade, Coragem e União”, que nesta sexta-feira registrou candidatura única para concorrer às eleições da AMB. O pleito ocorrerá entre os dias 8 e 11 de novembro deste ano.

Mendes Junior foi presidente da Amapar em duas gestões (2014/2015 e 2016/2017) e atualmente atua na comarca de Maringá, no norte do estado, além de exercer também função de Coordenador da Justiça Estadual na AMB. Tem 49 anos e é juiz desde 1998, tendo trabalhado nas Comarcas de Nova Londrina, Umuarama, Foz do Iguaçu, Curitiba e Maringá. Foi ainda servidor na Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí, professor da Universidade Estadual de Maringá, procurador jurídico do Município de Maringá e juiz-auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Paraná.

“A magistratura é uma carreira de extrema importância para a manutenção da estabilidade do Estado Democrático de Direito. São as magistradas e os magistrados que, diariamente, tutelam os mais variados direitos fundamentais dos cidadãos, com o objetivo de manter a normalidade da vida em sociedade. Com uma AMB combativa, corajosa e una, vamos lutar para restabelecer o respeito e a dignidade da magistratura. Remuneração digna, segurança necessária e, principalmente, valorização do Magistrado. Esses são alguns dos pilares da nossa ação. A transformação da magistratura urge”

afirmou Frederico, logo depois do registro da candidatura da chapa.

Desde a fundação da AMB, em 10 de setembro de 1949, apenas o magistrado Francisco de Paula Xavier Neto representou a Amapar e a magistratura paranaense no cargo de presidente da entidade, a maior associação representativa da magistratura no mundo. Isso aconteceu no biênio 1992/93.

Atual presidente da Amapar, Jederson Suzin destacou a importância da candidatura de Frederico Mendes Junior à presidência da AMB.

“A magistratura paranaense está em festa no dia de hoje. Após 40 anos, temos a chance de ter mais um paranaense à frente da Associação dos Magistrados Brasileiros. Frederico Mendes Júnior, nosso querido Fred, ao lançar seu nome à disputa, muito nos orgulha. Experiência associativa não lhe falta, já que muito bem desempenhou, por dois biênios, a gestão da Amapar. Esperamos seja exitosa a caminhada, certos de que, com o seu nome à frente da AMB, a magistratura do Paraná será posicionada como protagonista na discussão e construção dos rumos da magistratura nacional.”

Confira os integrantes da chapa Combatividade, Coragem e União

PRESIDENTE

FREDERICO MENDES JUNIOR

VICE-PRESIDENTES

ANDREA CRISTINA DE SOUZA HAUS WALDRIGUES – AMATRA 12

ANGELO ANTONIO ALENCAR DOS SANTOS – AMMA

CLÁUDIO LUÍS MARTINEWSKI – AJURIS

EMANUEL BONFIM CARNEIRO AMARAL FILHO – AMEPE

EUNICE BITENCOURT HADDAD – AMAERJ

FERNANDO CHEMIN CURY – AMAMSUL

JORIZA MAGALHÃES PINHEIRO – ACM

JULIANNE FREIRE MARQUES – ASMETO

MARCELO PIZOLATI – AMC

NILTON SANTOS OLIVEIRA – APAMAGIS

PATRÍCIA MACHADO CARRIJO – ASMEGO

ROSIMERE DAS GRAÇAS DO COUTO – AMAGIS

COORDENADORES

Justiça Estadual: VANESSA RIBEIRO MATEUS – APAMAGIS

Justiça Federal: ANDERSON FURLAN FREIRE DA SILVA – (art. 3º, §2º)

Justiça do Trabalho: SÉRGIO POLASTRO RIBEIRO – AMATRA XV

Justiça Militar: PAULO ADIB CASSEB – AMAJME

Aposentados: LEILA TORELLY FRAGA – AJURIS

CONSELHO FISCAL

ALEXANDRE MIGUEL – AMERON

GUSTAVO ADOLFO PLECH PEREIRA – AMASE

JUSSARA SCHITTLER DOS SANTOS WANDSCHEER – AMC

MARIANNE JÚDICE DE MATTOS – AMAGES

THIAGO BRANDÃO DE ALMEIDA – AMAPI