Justiça anula multas aplicadas nos últimos 10 anos pelo Ecad

Decisão ainda cabe recurso. Escritório poderá ter de devolver valores pagos em multas

Redação Bem Paraná com agências online

Todas as multas aplicadas nos últimos dez anos pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) a estabelecimentos comerciais vinculados a Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas no Paraná (Abrabar) estão anuladas.

A decisão foi tomada nesta quinta-feira (2) pela 12ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná . A ação foi movida pela própria Abrabar e ainda cabe recurso à decisão, uma vez que foi julgada em 1ª instância a ação.

O Ecad é responsável pela arrecadação e distribuição dos direitos autorais das músicas aos seus autores. Contudo, segundo argumenta um dos advogados representantes da associação, Fernando Knoerr, como o escritório é uma instituição particular, não faz parte do poder público e não tem fiscais, não podendo, assim, autuar.

Não somos contra a cobrança dos autores e executores, mas essa cobrança feita não tem clareza. Não se sabe se o que está sendo pago realmente é revertido ao compositor, disse em entrevista à Gazeta do Povo.

Com a decisão, o Ecad poderá ser obrigado a devolver os valores pagos em multas nos últimos dez anos. Não foi informado ainda qual seria o valor total das autuações aplicadas no período.