Ministros do STF acreditam que julgamento do mensação acabará ainda neste ano

Antes, Dias Toffoli havia dito que desfecho do processo pode levar até dois anos

Redação Bem Paraná com UOL

Após o ministro Dias Toffoli afirmar que o desfecho do julgamento do mensalão pode levar dois anos, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio e Gilmar Mendes afirmaram nesta terça-feira (11) que o processo deve acabar ainda neste ano.

A fala de Toffoli foi publicada em entrevista concedida ao UOL e à Folha de S. Paulo. Os dois colegas do ministro ressaltaram ser difícil fazer um prognóstico, mas se mostraram otimistas.

“De início, não passa pela minha cabeça que não se termine neste ano”, disse Marco Aurélio. Gilmar Mendes, por sua vez, afirmou que é bom que o processo termine ainda neste ano para todos, para vocês (da imprensa) terem outros assuntos”.

O julgamento do mensalão acabou em dezembro, depois de três meses e meio, com a condenação de 25 dos 37 réus. O acórdão (documento que traz os votos dos ministros) foi publicado em abril e as defesas entraram com recursos pedindo desde a redução de penas até o envio do processo para a primeira instância, já que a maioria dos réus não tem foro privilegiado para ser julgada pelo Supremo.

“O processo, às vezes, a gente pensa que já está se encerrando e aí surgem incidentes. E vamos apreciar os embargos declaratórios, que são trabalhosos, muito trabalhosos, são peças longas e vários pontos sendo suscitados”, disse Marco Aurélio, lembrando dos recursos que contestam omissões ou falta de clareza na sentença.