Morre em Curitiba o desembargador aposentado Tobias Macedo Filho, um dos fundadores do TRT da 9ª Região

Redação Bem Paraná

Divulgação

Morreu neste sábado (29) em Curitiba, quatro dias antes de completar 79 anos, o desembargador aposentado Tobias de Macedo Filho, um dos magistrados fundadores do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, em 1976, na época com jurisdição sobre o Paraná e Santa Catarina, Estado que mais tarde se tornaria a 12ª Região. Foi vice-presidente do Tribunal de 1982 a 1984, quando a corte era presidida pela juíza Carmen Amin Ganem, e presidente de 11 de Dezembro de 1984 a 10 de Dezembro de 1986, na condição de mais jovem magistrado a presidir um tribunal do Trabalho. Entre Fevereiro e Maio de 1996, respondeu também pela Corregedoria Regional. Uma segunda vez, ainda, ocuparia a vice-presidência, em 1999, na condição de magistrado decano, quando a vice-presidente, Adriana Nucci Paes Cruz, substituiu o presidente Pretextato Pennafort Taborda Ribas Netto, que se aposentou no exercício do mandato.

“É com profundo pesar que nos cumpre noticiar o falecimento deste homem forte, de paradigmática jurisprudência, distinguindo-se, igualmente, como Presidente da história de nosso Tribunal, pois ímpar administrador, dotado de elevado espírito público”, disse hoje, em Curitiba, a presidente do TRT do Paraná, desembargadora Ana Carolina Zaina. “Falece um dos baluartes de nossa instituição, da história da Justiça do Trabalho do Paraná”, comentou ainda a magistrada, lembrando-se de que costumava chamar o sempre presidente desembargador Tobias de Macedo Filho de “Marechal das Fronteiras da Justiça do Trabalho paranaense” pela expansão que a ela imprimiu. Entre suas muitas virtudes, concluiu a desembargadora, “estavam a incondicional dedicação à família, a sincera vigilância para, em suas palavras, não pecar, e a firme lealdade, mesmo na divergência”.

Natural de Curitiba, Tobias de Macedo Filho nasceu em 3 de novembro de 1943. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná (turma de 1967), cursou Administração na Fundação Getúlio Vargas e Política e Estratégia na Escola Superior de Guerra. Foi diretor da Rádio Marumby e assessor da Vice-\governadoria do Estado do Paraná, e atuou na advocacia contenciosa em empresas públicas e privadas, entre as quais o Departamento de Estradas de Rodagem – DER.

Ingressou na magistratura trabalhista em vaga destinada à advocacia pelo Quinto Constitucional, tendo sido nomeado juiz togado do TRT da 9ª Região, na atualidade desembargador federal do trabalho, em 27 de agosto de 1976, na primeira composição do Regional.

Atleticano

Conhecido nos meios esportivos por sua paixão pelo Clube Atlético Paranaense, Tobias de Macedo Filho foi também sócio fundador do único Lions Club integrado por rádio amadores. Em 1985, foi agraciado com a medalha da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho no grau Comendador, outorgada pelo Tribunal Superior do Trabalho. Por vários anos decano do TRT paranaense foi o primeiro homenageado com a Comenda das Araucárias, Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho da 9ª Região, instituída pela Resolução Administrativa 19/2013. Presidia a 7ª Turma de Julgamento ao se aposentar por tempo de serviço em 2 de novembro de 2013.

O velório e o sepultamento aconteceram neste domingo (30) no Cemitério Municipal de Curitiba.