A investigação da Polícia Federal sobre diversas fraudes contábeis realizadas pelo banco Cruzeiro do Sul resultaram no cumprimento de um mandado de prisão domiciliar na manhã desta terça-feira (23) contra Luis Felippe Índio da Costa, pai de Luis Octavio Índio da Costa, antigo controlador do banco, que foi preso preventivamente em Cotia, na Grande São Paulo, na segunda-feira.

Segundo a PF, a prisão domiciliar foi decretada com fundamento no Código de Processo Penal,  que prevê essa possibilidade quando o preso for maior de 80 anos.

De acordo com a Polícia Federal, ainda foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão relacionados a “altos administradores da instituição”. “A Justiça não determinou as prisões dessas pessoas, mas fixou fianças no valor de R$ 1 milhão e de R$ 1,8 milhão. Decidiu ainda, como medida preventiva, a proibição de viajarem ao exterior, de exercerem qualquer atividade no mercado financeiro ou dispor de bens próprios ou de terceiros.”

A Polícia Federal disse que são investigados crimes contra o sistema financeiro, contra o mercado de capitais e lavagem de dinheiro, e os envolvidos pode ser condenados de 1 a 12 anos de prisão e multa.