
A Ordem dos Advogados do Brasil, seção Paraná (OAB-PR), emitiu um posicionamento oficial repudiando a atitude Promotora de Justiça Dunia Serpa Rampazzo que durante a audiência, no dia 8 de fevereiro deste ano, em processo judicial da 3ª Vara Criminal de Guarapuava afirmou que “são bosta esses advogados [SIC]”, causando completa perplexidade na comunidade jurídica local. A OAB ainda nformou que a Diretoria de Prerrogativas imediatamente instaurou um procedimento para apurar os fatos e avaliar as medidas a serem tomadas. A seccional também já oficiou a Corregedoria do Ministério Público do Paraná (MP-PR) e está avaliando outras medidas cabíveis.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Guarapuava, através da sua Diretoria, também emitiu nota sobre a ocorrência.”A gravidade dos fatos, com a sua publicação da matéria – com áudio e vídeo – em âmbito nacional em diversos portais de notícias jurídicas e redes sociais, reforça a necessidade do presente repúdio, uma vez que a Sra. Promotora de Justiça, pela própria atividade que desempenha em prol da sociedade, deveria ser a primeira a defender a atuação do profissional da advocacia para a realização da ampla defesa e do contraditório. A Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Guarapuava, adotará as medidas necessárias para que ocorra, com o devido processo legal e com ampla defesa, a apuração rigorosa da conduta da referida representante do respeitável Ministério Público do Paraná. O desagravo aos advogados atingidos pelas ofensas ocorridas na referida audiência serão realizadas no âmbito da Câmara de Defesa das Prerrogativas da OAB-PR”, diz nota da OAB de Guarapuava, nas redes sociais.
Em nota ao UOL, a promotora pediu desculpas pelo ocorrido e justifica que o xingamento se deu em um “momento de exaltação”.
Veja vídeo da audiência