Após uma liminar da Justiça considerar abusiva a greve dos funcionário do Departamento de Trânsito do Pará (Detran-PA), os serviços do departamento devem voltar a funcionar normalmente na próxima segunda, quando haverá uma assembleia dos servidores que pode decretar o fim da greve

Ricardo Vasconcelos, integrante da diretoria do Sindetran e também do recém-criado comando de greve dos funcionários do Detran, garantiu que os servidores voltam a trabalhar na segunda.

“Na verdade, no despaçho da juiza a única ressalva ao movimento é a falta de representatividade do Sindicato dos Servidores do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Sindetran) para decretar a paralisação. Consideramos o posicionamento dela [da juiza] arbitrário, mas vamos cumprir a determinação da justiça e voltar ao trabalho na segunda-feira. Porém, já protocolamos a criação de um Comando de Greve para representar os servidores”, disse Vasconcelos.

Entre as reinvindicações dos servidores estão melhorias nas condições de trabalho, a realização de concurso público para o órgão e aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR).

De acordo com o governo do estado, a greve foi considerada abusiva e recomendou o retorno imediato das atividades sob multa diária de R$ 10 mil reais em caso de descumprimento. O procurador chefe do Detran, Antônio Villar Pantoja Júnior, informou na semana passada que o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), reivindicado pelos servidores, já está na Secretaria de Estado de Administração (Sead).

Também já foi aberto pela direção geral a abertura de processo de licitação para obras emergenciais em agências do Detran do interior. Ele informou também que, em 2013, haverá concurso municipalizado para o Detran, a fim de solucionar a carência de pessoal, principalmente no interior do Estado.