Importante festa esportiva valeu homenagem a um ilustre cidadão polivalente, inclusive fundador da Liga de Futebol do município, Rene Bitencourt Vaz, de saudosa memória, foi realizada nos primeiros dias de 2.013 e valeu como verdadeira abertura, com chave de ouro, das atividades esportivas na cidade de Rio Branco do Sul.
Jogos, mensagens, homenagens, verdadeira reunião de riobranquenses de todo o município e muitos visitantes, porque o prefeito, com apoio e muito trabalho do secretário de Esporte Edinir João Moura, no Estádio Municipal Tio Lili, realizou abertura com jogos, muitas emoções, no embalo do bom churrasco e músicos da região.
SOLENIDADE E RIO BRANCO UNIDO
A presença da família de René, esposa Nirian e filhos Rossano, Sandro e Fabiana, foi importante, e o vice-prefeito Joel Farias Vaz, quanto a Câmara, através do vereador Gen Johnson, na solenidade que teve como mestre de cerimônia Ismael e Boliviano e a sempre vibração e polivalência do radialista local, Mario Ribeiro, tudo sob a cobertura da jornalista Ariane Chimanski.
O encontro esportivo, com motivos especiais, no embalo do jovem prefeito Gibran Jonhson, foi valorizado pelo pai do prefeito, cidadão de memoráveis jornadas a serviço da sociedade local e ao Paraná inclusive, Dr. Amauri Cesar Johnson, também dona Sônia, força para vitoriosa jornada.
Inúmeras mensagens em torno do homenageado René na era esportiva implantada pelo prefeito aconteceram, inclusive de Leônidas Dias, que, como companheiro do homenageado com quem fundou a Liga de Futebol Rio Branco, e o jovem prefeito que, de fato, abriu com chave de ouro uma nova caminhada para o esporte local.
Entre as forças esportivas, estiveram representantes da Região Minérios, Grande Curitiba, quanto da Capital, equipes da Copa FOLHA de Tamandaré e o Butantan, com mais de mil jogos, que foi derrotado pelo timão que teve prefeito, vice e vereadores, entre outras feras da cidade. Com fotos da jornalista Ariane Chimanski.
Santa Amélia homenageia campeões
O campeonato anual de futebol de cancha de areia do bairro Santa Amélia, um dos mais tradicionais e antigos de Curitiba, neste ano atingiu sua 35ª edição ininterrupta. São 35 anos de sucesso e vários fatores contribuíram para isso: perfeita organização, regulamentos bem elaborados, carteiras com fotos de atletas súmulas, estatísticas dos jogos, rodízio de árbitros da FPF – tudo isso soma para o perfeito desenrolar das competições, cujos jogos atraem aos domingos pela manhã no complexo esportivo de Santa Amélia, centenas de torcedores e desportistas. Até atletas profissionais atuaram pelo Santa Amélia, casos de Ribamar, Sérgio Luiz, Chinho, Tadeu Mexicano, Carlos Ernesto, Castor, Joel (Atlético) Eduardinho Freitas, Nanau, Laguna e outros. O Santa Amélia foi fundado pelo Cel. reformado e economista Pedro Gunha, sendo que, o desportista Carlos Simas, presidiu e comandou a competição e outras, com competência e imparcialidade por mais de 20 anos.
Atualmente, o Grêmio Esportivo e Recreativo Santa Amélia, que tem como presidente o desportista Arnaldo Herculano Lopes (Neno), tem a responsabilidade de organizar e promover inúmeras competições como categorias Livre, Máster, acima de 35 anos, e Quarentinha, sendo também responsável pelas magníficas canchas, dotadas de alambrado, iluminação, placar, banco de reservas, banco de mesários (todas cobertas), lanchonete e outras melhorias.
CAMPEÕES
Eis os Campeões de 1.978 até 2.012 – Amigos do Batente, Mengão GT, Pedrinho FC, Mengão GT, Urbanizadora Tietê, Cruzeiro, Cruzeiro, Farmácia Droga B, Cruzeiro, Mengão GT, Modificado, Ipiranga, Gabardo & Tosin, Ipiranga, Mengão / Balcãozinho, Cruzeiro, Turma do Barril, Ipiranga, Cometa Y, Vila Pontoni, São Caetano, Grêmio Caiuá, Paissandu, Grêmio Caiuá, Tricolor, Tricolor, União Santana, Cometa Y, União Juventus, Tricolor, Tricolor, Jaguarões, Santa Helena, União Ribeirão e Paissandu. E não podemos esquecer e ressaltar dando uma Menção Honrosa para o presidente por quase 10 anos, senhor Antonio Rachid Filho (in memorium).
Chapa Renova Combate vai de Cláudio
Dedicado dirigente nos últimos dez anos no Combate Barreirinha, Cláudio Loiola, que com humildade atua como massagista, mas sempre colaborou em outros setores, é o candidato a presidente e a chapa liberada para divulgação através o dirigente atleta e comunicador Welton Cunico Loureiro.
Até de forma curiosa, sem a presença do atual presidente Serginho em qualquer posto, a chapa congrega alguns nomes da nova geração, muitos ex-presidentes e diretores da velha guarda, a começar pelo Presidente de Honra Augustinho Kaviatkoski. A chapa abaixo relacionada muito provavelmente será aclamada porque não vai ser fácil à formação de chapa dois.
Presidente de Honra
Augustinho Kaviatkoski
Diretoria Executiva
Presidente
Claudio Loyola e Silva
Vice Presidente
Nilton Luiz Choinski
1º Secretário
Luiz Antônio Todeschi
2º Secretário
Antônio Aparício Bordignon
1º Tesoureiro
Arnaldo Luiz Chapanski
2º Tesoureiro
Antônio Aparício Bordignon
Diretoria de Patrimônio
Wagner M. França
Welton Luiz Cunico Loureiro
Diretoria Social
José Carlos Soares
Diretoria de futebol
Ademar Santos França
Eliseu Carlos Carriel
Fernando Scerenetta
Diretoria de futebol Junior
Luiz Antônio de Souza
Ricardo
Orador
Luiz Roberto Gomes
Conselho fiscal
José Antônio Lago
Norberto Boasckzyk
Luiz Cesar Garcia Braz
José Amauri Zotto
Wilson Francisco Machado
Marcos Frazon
Antônio Arruda Sales
Eliton Carlos da Silva
Marcio
Vilmar
Altamiro
Apenas quatro na Taça Paraná
A filosofia da administração do presidente Hélio Cury na FPF encurtou o número de participantes na Taça Paraná, mas se a quantidade ficou lá embaixo, a legalidade ganhou o ponto máximo porque inúmeras Ligas, não acreditando na determinação da FPF, não realizaram ou fizeram de forma ilegal seus campeonatos, assim solicitaram inscrição, porém, na avaliação, principal problema foi a não realização do campeonato de Juniores, muitos ficaram de fora e a Taça Paraná do corrente ano, cujo arbitral foi realizado na última sexta e definiu participação de apenas quatro, o que é lamentável.
Iguaçu e Operário Pilarzinho, de Curitiba, Bandeirantes de Colombo e Internacional, campeão da última edição da Taça Paraná, e não pela Liga de Campo Largo, cujo representante seria o Laranja Mecânica, mas pela falha do Campeonato Juniores, a Liga não conseguiu amparo legal para inscrever seu participante.
Flamengo é notícia
A nova diretoria flamenguista para o biênio 2.013-2.014 iniciou os trabalhos a frente do clube rubronegro na noite de quarta feira. Em reunião comandada pelo presidente Norival Cuman, vários assuntos foram debatidos, entre eles, melhorias no patrimônio do clube, parcerias com empresas e clubes coirmãos, além da formação da equipe Cinquentinha para o campeonato que começará no mês de março.
Precisamos da ajuda de todos dentro do clube para continuarmos crescendo e mantermos esse patrimônio invejável por todos na suburbana, afirmou o presidente Norival Cuman. Em relação ao time Cinquentinha a grande notícia foi fornecida pelo atleta e diretor da categoria.
Já acertou conosco para esse ano a dupla de irmãos Amauri e Alex Stival (Cuca) técnico do Clube Atlético Mineiro, disse Sérgio Scorsin. Quando estiver de folga em Curitiba, Cuca atuará com a camisa do Flamengo Cinquentinha. (Thiago Lucca)