Natal Nova era

Celular ganha espaço nas cartas ao Papai Noel

Além das bicicletas, bonecas e vídeo games, os celulares entram no rol de pedidos das crianças

Bem Paraná

Com a chegada de dezembro, as crianças têm um motivo a mais para pegar papel e caneta e começar a escrever. Para tristeza dos pais, não é a tarefa da escola que elas decidem fazer por livre e espontânea vontade. Trata-se de outra atividade: a carta para o Papai Noel.Cartas e mais cartas são enviadas diariamente, com uma lista vasta de presentes de Natal. São novas bonecas, vídeo games e bicicletas. Para o Natal deste ano, a magia da telefonia móvel, que já conquistou os adultos, chega com força ao mercado infantil e invade o ranking de pedidos ao bom velhinho. Com ringtones divertidos, jogos, músicas em MP3, fotografias, sem contar com a facilidade no envio de mensagens, o celular começa a aparecer com maior constância nas listas de pedidos das crianças. 

Segundo o supervisor de vendas de uma grande loja de celulares, Glauco Lopes, um dos modelos mais procurados para o público infantil é o Motorola C650 por possuir câmera fotográfica, tela colorida e software que possibilita a composição de toques MP3. Outro fator, salienta Lopes, é o baixo custo deste aparelho, que pode ser comprado à vista por R$280,00 no plano pré-pago. Já no plano pós pago, o mesmo aparelho pode ser encontrado por R$49,00, até mesmo gratuitamente se o plano escolhido for o familiar.

Em pesquisa realizada pela consultoria TNS InterScience, divulgada no primeiro semestre deste ano, os números revelaram que 36% das famílias consultadas tinham filhos com idades entre 6 e 15 que possuíam celulares. O levantamento mostrou ainda a importância do mercado infantil, pois 39% das famílias entrevistadas confirmaram que pretendem comprar um celular para os filhos nesta faixa etária. A pesquisa foi realizada com 500 famílias em São Paulo e Rio de Janeiro, das classes A, B, e C.