Reta final de compras exige cuidados especiais

Consumidor tem que redobrar atenção para não se dar mal

Redação do Jornal do Estado

Se você se esforçou, mas não conseguiu fazer as compras de Natal com antecedência, conforme-se: terá que enfrentar filas e pode não encontrar todos os produtos que pretendia comprar. A estimativa das lojas e shoppings é de um movimento até 20% maior nesta reta final de comras de Natal. Para não aumentar ainda mais a sua frustração, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) dá as dicas para uma boa compra.
O primeiro passo para uma boa compra — em todas as épocas — é a pesquisa. Alguns sites fazem até comparações de custo-benefício entre produtos e lojas online, por exemplo. Se você não gosta de compras pela internet, o negócio é mesmo bater pernas: vá as lojas, telefone, procure em jornais e, sempre que possível, leve a propaganda quando se interessar por alguma oferta. Dessa forma, o estabelecimento não poderá apresentar um preço maior do que aquele anunciado. A propaganda do concorrente também pode servir na hora de negociar preços.
O consumidor tem o direito de obter informações sobre o produto que está comprando, assim como sobre a loja em que está comprando. Se você comprar produtos importados, confira se há assistência técnica e peças de reposição no Brasil. Você pode ainda exigir que o produto seja colocado em funcionamento à sua frente, antes de adquiri-lo. Você também tem o direito de saber, antes de fechar o negócio, qual o preço do produto à vista e a prazo, as formas de pagamento e os juros aplicados no caso de parcelamento ou atraso das prestações.
Escolhido o produto, é hora de pagar. Lembre-se de que nessa época a concorrência entre as lojas aumenta e é possível encontrar bons preços e fazer melhores negócios. A melhor forma de pagamento é sempre à vista, porém, nem sempre é possível. Neste caso, escolha a loja que lhe oferecer menor preço a prazo. Sempre tente um desconto. O vendedor nunca vai lhe dar um abatimento sem que você peça, mas a maioria das lojas já possui um “outro preço” no caso de o cliente pechinchar. Porém, desconfie de descontos muito altos: isso pode ser possível em função do preço inicial ser muito alto.
Fique atento às taxas de juros. Procure comparar o total a prazo com o valor à vista. E nem sempre a menor taxa de juros é a melhor compra. Lojas que oferecem pagamento em “x vezes sem juros” já embutiram a taxa no preço inicial do produto. Se você quiser comprar o produto à vista, peça um desconto que, nesse caso, se confira como abatimento proporcional do preço em razão do pagamento imediato.


á Planeje. Antes de ir às lojas, pense no que você gostaria de dar de presente para as pessoas de sua lista, assim você economiza tempo e terá uma idéia daquilo que está procurando.


á Crie um orçamento para gastar com os presentes, assim não levará um susto quando verificar o extrato bancário. 


á Não leve dinheiro vivo. Evite correr riscos e faça compras mais seguras com seu cartão de débito ou crédito


á Proteja suas informações pessoais. Tome cuidado ao revelar seus dados pessoais na hora de realizar compras online ou por telefone.


á Pergunte como essas informações serão utilizadas e quem terá acesso às mesmas. Todo cuidado é pouco na hora de realizar compras pela Internet ou pelo telefone.


á Só compre on-line em sites conhecidos. Somente faça compras com empresas que você conhece, confia e que são sérias.


á Lembre-se que você vai compartilhar com essas lojas seu nome, número do seu cartão e provavelmente seu endereço e telefone e endereço. Leia a garantia e as políticas de devolução para evitar mal-entendidos.


á Guarde os comprovantes. Você deve guardar todos os comprovantes da compra em um lugar fácil de lembrar. Desta maneira a documentação estará disponível para possíveis dúvidas e explicações posteriores.


á Presenteie com vale-presentes. Se a busca pelo presente perfeito para seus amigos e parentes não é seu passatempo preferido, existem vale-presentes, que são uma boa opção para cada um escolher seu próprio presente.


á Para compras no cartão de crédito, o preço deve igual ao cobrado à vista. Nesse caso, se houver insistência para cobrar preço maior ou estipular um mínimo de compras “no cartão”, pule fora e denuncie aos órgãos de defesa do consumidor. Certifique-se de que você terá condições de quitar as parcelas do cartão, pois “pagar o mínimo” sempre sairá mais caro, devido aos juros do crédito rotativo estabelecidos pelas administradoras.


á Se o pagamento for com cheques pré-datados, coloque o nome do favorecido, não endosse o cheque e escreva a data em que ele deverá ser depositado.


á Também é aconselhável registrar o número do cheque e a data que ficou combinada para depósito na nota fiscal. Desse modo, se o cheque for apresentado antes, o comerciante será responsável pelo não cumprimento da promessa e acordos feitos.