Pesquisa encomendada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e realizada pelo Instituto Ipsos indica que 44% dos brasileiros não pretendem comprar presentes para o Dia das Mães. Com isso, a associação afirma que a expectativa é de vendas moderadas para a data – a segunda melhor época do ano para o comércio, ficando atrás apenas do Natal.

Entre os consumidores que afirmam que irão presentear a mãe, 41,6% optarão por comprar roupa ou calçado. A segunda categoria mais escolhida pelos consumidores é a de bijuteria, perfume ou cosmético, que corresponde a 22,2% das intenções de compra.

Segundo o presidente da ACSP, Rogério Amato, “essa fotografia é explicada pelas incertezas geradas pelo cenário político-econômico atual, deixando o consumidor mais cauteloso em relação às compras”. Amato considera que o cenário se dá devido às altas taxas de juros, desaceleração do crédito, alta do preço dos alimentos, incertezas com relação ao clima (estiagem) e ao quadro eleitoral e possibilidade de manifestações durante a Copa do Mundo.

O levantamento foi feito entre os dias 17 e 29 de abril em todas as regiões do País. O Instituto Ipsos realizou mil entrevistas.