Por pressão de madeireiros, fazendeiros, mineradores ou do próprio governo, 29 áreas protegidas na Amazônia foram reduzidas ou extintas entre 2008 e 2009.  O total de florestas perdidas no processo foi de 49 mil km2, quase um Rio Grande do Norte. As reduções ocorreram sem consultas públicas ou estudos técnicos, como manda a lei. Os dados são de um estudo inédito do Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), a ser publicado amanhã na internet (www. imazon.org.br).

Submetralhadora
Dois adolescentes, um de 16 e outro de 17 anos, foram presos após serem abordados pela Polícia Militar, por volta das 22h40 de sábado, na rua Antônio Bandeira, em Santo Amaro, na zona sul da Capital. A dupla estava em um carro roubado e portava uma submetralhadora alemã, munições e dois botijões de gás. Policiais militares da Força Tática patrulhavam a região quando se depararam com o veículo suspeito, uma Fiorino branca. Após consulta da placa, verificaram o carro era roubado, e deram ordem de parada. Entretanto, o condutor do veículo desobedeceu e saiu com o carro em alta velocidade.

Seco
Por causa do tempo ensolarado e seco, a Defesa Civil de São Paulo colocou toda a cidade em estado de atenção na tarde de ontem devido à baixa umidade do ar. Quase todas as estações do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) mediram umidade abaixo de 30%. O Mirante de Santana, estação automática do Inmet, registrou por volta das 15 horas umidade relativa do ar de apenas 20%. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, níveis de umidade do ar abaixo de 12% caracterizam situação de emergência e entre 12% e 20% indicam situação de alerta.

Reboco
Um pedaço de reboco do teto do túnel Takeharu Akagawa, zona sul, caiu sobre um carro por volta das 4h45 de ontem. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) o motorista não ficou ferido. Após o ocorrido, as pistas do túnel foram interditadas.

Tiroteio
O episódio do tiroteio entre um grupo de homens armados seguido pela invasão de um hotel de luxo em São Conrado, zona sul do Rio de Janeiro no sábado foi destaque em vários veículos da imprensa internacional. O jornal espanhol El País destaca as declarações do presidenciável José Serra (PSDB) que estava no sábado no Rio de Janeiro e criticou o que chamou de precária política de segurança pública do governo federal.