Reprodução/Facebook

Em vídeo divulgado ontem nas redes sociais, o prefeito Rafael Greca (DEM) tentou hoje justificar a ausência no primeiro debate entre os candidatos à prefeitura da Capital nas eleições deste ano, marcado para o próximo dia 1º, na Band TV. Greca alega que o confronto não respeita as normas de prevenção contra o Covid-19, mesmo tendo sido dividido em dois dias, com a participação de oito candidatos em cada um deles.

Redes
“Vocês sabem o quanto eu estimo a discussão das ideias, o debate político, de propostas. Depois de todas as recomendações do nosso criterioso comitê de técnica e ética médica, o ambiente apresentado não se coaduna, não está de acordo com as normas de segurança sanitária, com as distâncias respiratórias necessárias. Por isso, não participarei”, afirmou o prefeito. “Mas estarei nas redes sociais, e se disserem mentiras sobre mim direi verdades sobre eles”, avisou ele.

Pacto federativo
O secretário-chefe da Casa Civil, deputado Guto Silva, se encontrou ontem com o ministro da Economia Paulo Guedes e o líder do governo Bolsonaro, deputado federal Ricardo Barros (PP), em Brasília. Os três trataram de recursos para o Paraná e de uma remodelação do Pacto Federativo. “A pedido do governador Ratinho Júnior, estamos intensificando as agendas em Brasília para estreitarmos as relações com o governo federal, que está sendo um grande parceiro do Paraná”, disse Guto Silva. O chefe da Casa Civil cumpriu agenda ainda no Ministério da Saúde, Anvisa e Embaixada da Rússia para dar encaminhamento ao processo de liberação dos testes clínicos e produção da vacina russa no Brasil pelo Tecpar.

Prisão
A polícia prendeu ontem Azemir João de Barros, conhecido como Alzemir Manfron, condenado pela morte de Miguel Donha, em Rio Branco do Sul (região Metropolitana de Curitiba). O crime ocorreu há mais de 20 anos e a prisão foi efetuada a partir de pedido de execução de sentença formulado pelo Ministério Público do Paraná. O crime ocorreu no início do ano 2000 – a vítima era então pré-candidato a prefeito de Almirante Tamandaré e rival político do réu, que foi sentenciado em 2017 à pena de 16 anos, 7 meses e 15 dias de reclusão em regime fechado. Após os recursos da defesa terem sido negados, o processo já transitou em julgado.

Suporte
O MP, a partir da Promotoria de Justiça de Rio Branco do Sul, requereu o cumprimento da decisão, o que foi deferido pela Justiça. A prisão foi efetuada ontem no bairro Cabral, em Curitiba, com suporte de uma equipe do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime organizado (Gaeco).

Pneus
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná determinou a suspensão de licitação da prefeitura de Curitiba para a compra de pneus. A medida foi tomada em razão de indícios de irregularidade em relação à exigência de que os produtos a serem adquiridos sejam de fabricação nacional. O TCE acatou representação de Tercio Gustavo Senff que apontou que o edital da licitação exige que o produto objeto do certame seja nacional. O conselheiro do tribunal, Artagão de Mattos Leão, relator do caso considerou que é pacífico o entendimento TCE no sentido de que a restrição à aquisição de pneus nacionais, com a proibição de importados, prejudica a competividade da licitação.