A Vigilância Sanitária da Prefeitura autuou 11 locais por descumprimento da Lei Antifumo neste fim semana. Desde a madrugada da última quinta-feira (19), quando começou a valer a lei, 400 pontos foram vistoriados em Curitiba.

Entre a noite de sexta-feira (20) e o domingo (22) foram autuados Luma Promo (promotora do festival Lupaluna), shoppings Mueller, Total e Palladium, Urbs (terminais Santa Felicidade e Campina do Siqueira), Bar do Santana e Snack Lanches. Antes haviam sido flagrados descumprindo a lei 13.254 o Bar Havana, Armazém São José e Wyn Lounge.

Em geral, a irregularidade mais comum foi a presença de pessoas fumando nos locais, onde também se constatou a existência de cinzeiros e sinalização deficiente sobre a proibição. Os locais autuados têm quinze dias para apresentar defesa. A multa será aplicada depois dessa fase do procedimento administrativo.

“Precisamos tomar essas medidas para deixar claro que a lei sujeita a todos e tem sua razão de ser no bem-estar coletivo – tanto de quem fuma quanto de quem não fuma também”, diz o diretor do Centro de Saúde Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde, Sezifredo Paz.

O diretor disse que as irregularidades ocorreram devido ao período de acomodação às novas exigências e acredita no empenho dos responsáveis pelos locais infracionados para que essas ocorrências não se repitam. “Faz parte do aprendizado”, disse.